O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um recado para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira etapa ocorre neste domingo, 5, em todo o país.
Leia mais: “Enem: o que você precisa saber”
Com uma jaca na mão, de chapéu, bermuda e camiseta ele disse em tom de brincadeira para os estudantes não confundirem a fruta com uma uva, caso caia uma questão sobre o tema na prova.
A postagem no Instagram, conforme informou o jornal O Tempo, foi gravada pela primeira-dama, Janja da Silva, nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília.
Depois da piada, recomenda a eles tranquilidade e dá um conselho que contraria a orientação de especialistas. Disse para os jovens tirarem o sábado para “estudar o que falta”. A recomendação é para que, na véspera da prova, eles relaxem.
A única preocupação, nos momentos que antecedem a prova, deve ser em relação ao horário, já que os portões se fecham às 13 horas. Os candidatos devem levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica com tinta preta fabricada em material transparente.
Leia mais: “Confira os possíveis temas da redação do Enem deste ano”
“Amanhã é um dia muito importante na vida de vocês”, disse Lula. “Vocês precisam hoje se prepararem, não deixar que nada, nada, nada abale o sistema psicológico de vocês. Não briguem com o pai, não briguem com a mãe, com a irmã, com o irmão, não briguem com o primo.”
Exame terá questões objetivas e redação
O presidente prosseguiu dizendo que “hoje é um dia de muita tranquilidade, de você estudar o que falta estudar porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem”.
Lula destacou que o resultado deste exame serve para mudar vidas. “Porque o Brasil precisa muito, muito de gente competente, de gente bem formada, de bons profissionais e somente a Educação é capaz de garantir isso.”
O Enem terá 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas e redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.
O exame só terá validade para ingressar na universidade para aqueles que já concluíram o ensino médio. No entanto, estudantes de todo o país que se inscreveram poderão realizá-lo.
O presidente Bolsonaro fazia suas lives com toda simplicidade e alcançava milhões de visualizações! Já o autoproclamado pai dos pobres mobiliza estrutura sofisticada com jornalista da Globo, figurino de milionário com chapéu Panamá de mauricinho da Faria Lima que ele tanto crítica, de pura inveja, pra passar vergonha com meia dúzia de visualizações! Que popularidade! Sai na rua Lula, pra ser aplaudido por seus eleitores! Kkkkk
Porque ele, Lula, não se inscreveu para fazer a prova? Afinal teve um tempão para estudar, certo ex-presidiário?
Ah! não vale levar a janja para ajudar nas respostas.
Um imbecil que nunca estudou, segura livro de ponta cabeça, dando conselho .
Triste ouvir conselho de um analfabeto que pouco trabalhou na vida
E ele tem alguma experiência em estudos para dar pitaco nas provas ?
Se o Luladrão levasse a sério o que disse: “O Brasil precisa de gente competente, de gente bem formada, de bons profissionais, e somente a educação é capaz de garantir isso” Se o ladrão acreditasse em gente competente no comando, ele deveria renunciar imediatamente o cargo de presidente ilegal do Brasil.
Existem muitos paradoxos doentios em nosso país. Um deles é confundir uma jaca com uma uva. Outro é ter um presidente que têm o QI combinado de um troglodita e uma ameba e simpatiza com terroristas.
O Ladrão esta dando sinais de disléxia e demência. Uma vergonha para todos os brasileiros capazes de pensar com sua própria cabeça.
quem for seguir recomendação do molusco , tem mais é que se fu… mesmo
Kkk… Jacú quando pisa na jaca dá cáca. Alguns terão que tirar a eternidade para “estudar o que falta”.