De acordo com o Ministério da Economia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá o crescimento de 2,7% até o fim de 2022. A pasta divulgou o dado nesta quinta-feira, 15, elevando a projeção anterior, registrada em 2%.
Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, o PIB brasileiro vai fechar em R$ 9,6 bilhões em 2022. Além disso, a pasta reduziu a prévia para a inflação para 6,4%. Anteriormente, a estimativa estava em 7,2%. A variação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Nacional de Geografia Estatística.
Na quarta-feira 14, Paulo Guedes, ministro da economia, já havia revelado um crescimento econômico próximo ao número divulgado hoje. “Se não fizer nada daqui até o fim do ano, já cresceu 2,6%”, afirmou, referindo-se ao PIB. Ele ainda afirmou que o desempenho “pode chegar a 3%.”
O comentário do ministro da Economia ocorreu na esteira das sucessivas revisões das projeções do mercado financeiro para o desempenho da economia brasileira em 2022. O Relatório Focus, por exemplo, aumentou a previsão para o crescimento do PIB e reduziu a estimativa da inflação para este ano nas últimas 11 semanas seguidas. Esse documento é elaborado pelo Banco Central por meio de dados coletados no setor privado.
Acho que a matéria errou, é R$ 9,6 Trilhões e não Bilhões, o PIB.