A chuva que atingiu São Paulo, neste sábado, 19, pode ser considerada de baixa intensidade. Mas suficiente para deixar vários bairros sem luz.
A Enel, concessionária de energia da capital e da região metropolitana, informou que suas equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço a 111 mil clientes. Esse número representa pouco mais de 1% das 8 milhões de unidades consumidoras atendidas pela empresa. Bairros da zona oeste e da zona sul, como Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro, foram impactados pela falta de luz.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Ainda que as rajadas de ventos e precipitação intensa previstas tenham perdido a força, a companhia mantém seu contingente mobilizado e atuando para restabelecer a energia aos clientes afetados o mais brevemente possível”, comunicou a Enel. “Cerca de 2,4 mil profissionais estão de prontidão.”
São Paulo sem luz, Rio de Janeiro com chuva
No começo do dia, a Defesa Civil de São Paulo informou que a previsão de chuvas fortes para este sábado havia enfraquecido. Esperava-se também que as chuvas fossem mais intensas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, apesar da redução do risco, o alerta continua neste domingo, 20.
“Os modelos meteorológicos estavam indicando risco para acumulados meteorológicos elevados”, informou a Defesa Civil. “Porém, o sistema ganhou força apenas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, criando um cenário bem mais ameno no estado de São Paulo.”
Além disso, a Defesa Civil destacou que os acumulados de chuva ficaram abaixo do esperado. A rajada de vento mais forte registrada na sexta-feira foi de 32,5 km/h na zona norte, enquanto eram esperadas rajadas de até 60 km/h.
Na semana passada, ventos superiores a 100 km/h deixaram cerca de 3 milhões de pessoas sem energia. A situação atual, ainda que menos grave, continua sendo monitorada pelas autoridades.