Em razão da pandemia de coronavírus, o Itamaraty tem feito várias operações no exterior para resgatar essas pessoas
Por causa do endurecimento das medidas de isolamento social adotadas em todo o mundo para conter os efeitos da covid-19, muitos brasileiros que estavam em outros países não conseguiam voltar.
Sendo assim, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem efetuado sucessivas operações internacionais para trazer essas pessoas. A pasta conta com o apoio dos aviões da Força Aérea Brasileira.
Até 2 de maio, 19.311 brasileiros já retornaram de diversas partes do globo, como Europa, Ásia e América do Norte. As informações constam no mais recente relatório do Itamaraty, divulgado ontem.
Auxílio consular
Em Brasília, o MRE organizou o Grupo Consular de Crise, que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. Disponibilizou, ademais, um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior afetados pela pandemia.
O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar dados sobre medidas de restrição de circulação estabelecidas pelo governo local, voos de volta para o Brasil e medidas de apoio aos brasileiros.
Com informações do Ministério das Relações Exteriores