Na temporada de migração de 2024, 74 pinguins-de-magalhães retornaram ao mar depois de serem resgatados em Santa Catarina. A organização não governamental (ONG) Associação R3 Animal, que se dedica ao resgate de animais marinhos, realizou o levantamento das atividades.
A soltura mais recente ocorreu na última quarta-feira, 23, quando 14 pinguins voltaram ao oceano na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Esses animais migram da Patagônia argentina para praias brasileiras durante essa época.
Por que aparecem pinguins em praias de Santa Catarina
Muitos pinguins encalham nas praias de Santa Catarina e são resgatados por instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O processo de reabilitação inclui ganho de peso, hidratação e tratamento de hipotermia.
A primeira soltura da temporada ocorreu em 8 de agosto. De lá para cá, cerca de 2,6 mil pinguins foram registrados nas praias de Florianópolis em 2024, segundo a ONG R3 Animal. A maioria desses animais é formada por jovens e inexperientes, o que resulta em encalhamentos.
“A reabilitação desses animais é essencial para garantir que possam continuar sua jornada migratória”, destaca a ONG.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste