O Brasil concentra a maioria esmagadora dos casos de dengue no mundo em 2024. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 82% dos casos do mundo estão no Brasil.
Segundo a OMS, até o dia 27, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos da doença e 3,57 milhões de casos confirmados. Destes, 6,3 milhões de suspeitas e 3,04 milhões de confirmações ocorreram no Brasil.
A OMS destaca que 77,3% das 3.680 mortes globais por dengue e 82,3% dos 16.242 casos graves ocorreram no Brasil. A entidade alerta para o fato de que muitos países precisam de mecanismos de diagnóstico e registro, subestimando o impacto real da doença no mundo.
Dados do Ministério da Saúde, comandado pela socióloga Nísia Trindade, mostram que há 5,4 milhões de casos prováveis de dengue no país até agora; 3.254 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano e 2.786 mortes estão sob investigação.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
O aumento dos casos de dengue nas Américas
Nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo nos casos de dengue, especialmente nas Américas, onde os casos superaram os 7 milhões até abril de 2024, ultrapassando os 4,6 milhões registrados em 2023. Esse aumento é três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, acelerando o problema de saúde.
A OMS enfatiza a necessidade de “uma vigilância robusta da dengue em tempo real” e de “intervenções eficazes de controle de vetores”. As ações de controle devem focar áreas com risco de contato humano-vetor, como residências, escolas e hospitais. A vacinação é recomendada como parte de uma estratégia integrada de controle, com destaque para a vacina TAK-003, indicada para crianças de 6 a 16 anos em áreas de alta disseminação.
viva a ciência.
viva a ministra que sabe tudo.
viva o desgoverno do ladrão.
pobre e podre Brasil.
Merda atrai mosquito!!!
Esse mérito ninguém tira de Lula e de sua Ministra da Saúde!
Sera que o dr. Dráuzio Varella vai no fantástico dizer que e uma gripesinha
Atrasaram a compra de vacina! A responsável pela vacinação foi fazer viagem de turismo à Índia em plena pandemia. O Lula também foi passear enquanto milhares de brasileiros morrem! São GENOCIDAS!! (gostaram??)
82% das vacinas do mundo deveriam ter sido adquiridas pelo governo.
Cade os genocidas? Cade a CPI? cade o Osmar Aziz, a gazela saltitante, o conhecido Renam? Cade o STF pedindo 24 horas para intimar as mosquitas da dengue?
Esse governo é uma palhaçada
O desgoverno e o seu total descaso pela população.
A incompreensão para com o trabalho árduo dessa ministra é uma coisa de louco.
Para alcançar um índice tão elevado, tem que ser muito incompetente mesmo.
A incompetência da.ministra é gritante não enxerga quem não quer. Faltou campanha p esclarecimento a população. A velha mídia calada, parece q não estamos enfrentando a maior epidemia já vista no país.
Pior que a desqualificada continua no cargo. É o desgoverno.
Também com um traste desses que só faz política num ministério técnico, o que esperavam? Porque essa destrambelhada não convoca uma assembleia com os mosquitos para votar uma greve?
Kkk… Essa é uma ministra que chora, toda dengosa.
A foto da matéria diz tudo: é a sem vergonhice associada à incompetência.
Quem é a ministra? Ela sabe aonde é o ministério ?
O PT é seus pseudos dirigentes também são genocidas?
Tbm com senhora incompetente como ministro não dá pra ser diferente