A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou um aumento de 178% de mortes por mal súbito, relacionadas a problemas cardíacos. Desde o início de 2023, já foram notificados 39 casos. Em 2022, foram 14 óbitos. Em 2021, sete. Em 2020, 15.
As mortes, nesse caso, são notificadas como “óbitos súbitos de origem cardíaca”. Os dados com o aumento registrado no DF podem ser conferidos no Portal Info-Saúde, administrado pelo governo local.
Leia também: “Psicólogo morre por causa de reação à vacina da AstraZeneca”
De acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), o mal súbito é a “morte instantânea, inesperada, repentina e não acidental”. Na maioria das vezes, ocorre por problemas no coração. Alguns indivíduos morrem instantaneamente; outros falecem depois da manifestação de alguns sinais.
Sintomas e socorro
Profissionais de saúde explicam que a morte súbita é “o estágio final de uma série de situações que levam à parada cardíaca”. Ela pode ser precedida dos seguintes sinais: dor no peito, falta de ar, fraqueza, tonturas, palpitações e desmaio.
Os médicos afirmam que o problema pode ser reversível desde que o atendimento seja feito rapidamente, através da desfibrilação — um procedimento em que se dá uma descarga de choque elétrico no tórax do paciente — ou, também, por meio de massagens manuais de ressuscitação.
Leia também: “Ex-jogador de futebol sofre infarto e morre, aos 34 anos”
O tempo de socorro para um paciente com mal súbito é curto. De acordo com os cardiologistas, a pessoa deve ser atendida em até dez minutos depois do início do mal-estar. A partir dos três minutos iniciais, o cérebro já começa a sofrer danos, razão pela qual “poucas tentativas de ressuscitação são bem-sucedidas”.
A cada minuto passado sem o devido socorro, a chance de recuperação diminui de 7% a 10%.
Mal súbito mata adolescentes
Não são apenas os adultos que estão na estatística de casos de mal súbito no Distrito Federal. Adolescentes também estão apresentando o problema. Em abril deste ano, um menino de 14 anos morreu depois de jogar futebol no colégio.
Leia também: “Garoto de 13 anos sofre mal súbito e morre durante prova de ciclismo no Paraná”
O caso aconteceu no Lago Norte, em Brasília. Professores chegaram a fazer procedimentos de reanimação. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados. Os socorristas usaram o desfibrilador e chegaram a entubar o adolescente, mas ele não resistiu.
Pelo visto tudo indica que são devidos aos efeitos colaterais das vacina contra COVID.
Pena que a reportagem não pode dizer o motivo desse aumento, quem sabe não foi a vacina das ideias dos petralhas nas mentes juvenis e agora estão morrendo de decepção!! Como fica os que obrigaram os jovens de tomar?!
Responder com Gostei (a maioria) paraece meuio estranho mas na verdade é sobre a reportagem.
Esta notícia embora específica do DF é um alerta sobre a liberação da vacina ambivalente pela ANVISA para criança de 6 meses a 5 anos sem reconhecer que há dados de instituições de pesquisa independente das farmacêuticas apontam a fragilidade das pesqusias de desenvolvimento no tocante a efeitos adversos. Essa vacina da Pfizer foi liberada pelo CDC somente com os dados de teste em 8 camundongos! Meu Deus! Como pode isso?
Estou a favor da PDL para sustar a medida e convocaremos a ministra “socióloga” da saúde pra prestar esclarecimentos técnicos. Precisamos defender os nossos filhos das atrocidades desse desgoverno comunista.”.
Estimados e necessários comentaristas desta egrégia revista. Não concordo com as opiniões aqui expressas. Vacinas salvam. Da Covid, inclusive. Mesmo sendo esta uma vacina ainda de “primeira fornada”. Hj não vemos pilhas de mortos saindo de hospitais em sacos plásticos, velórios virtuais e valas para enterros coletivos e sanitários. Desde 1796, data da criação da primeira vacina, este assunto é polêmico. Vamos evoluir na qualidade, mas já cumprem seu papel. Sim, efeitos graves podem ocorrer, mas estatisticamente insignificantes quando comparados aos benefícios. Existem outros fatores químicos que poderiam explicar as mortes entre adolescentes, além de vacinas. Energéticos, entre eles. Matam centenas, talvez milhares de adolescentes no mundo todo, especialmente quando misturados a outras substâncias. Atendo crianças e adolescentes com sintomas e sinais, registros eletrocardiográficos de arritmias por causa dessas substâncias. Acrescento os suplementos vitamínicos com adição de cafeína, pó de guaraná e outras substâncias com dosagens que, quando constam no rótulo, necessitam de confirmação por parte dos serviços sanitários do governo. Também o consumo maior de drogas para tratamento de transtornos do déficit de atenção, hiperatividade, depressão e várias outras afecções psiquiátricas a que nossos jovens hj se submetem. Drogas ilícitas também. Sedentarismo, obesidade e Hipertensão arterial juvenil secundária a estes 2 elementos desencadeantes. Depressão e suicidio também contribuem cada vez mais para esta estatística nefasta que vai muito além da superficialidade que os meios de comunicação (ah! nossos meios de comunicação) tratam este e outros assuntos de igual preocupação. Aproveito aqui para deixar um forte abç a todos irmãos patriotas leitores desta incomparável fonte de notícias e cultura.
Excelente comentário do Dr Marcos, médico cardiologista do Incor.
Por que será que o número de mortes por “mal súbito ” aumentou tão drasticamente após a va ci na? E o desgoverno vai m@t@r mais gente com a obrigatoriedade para crianças e jovens.
Vamos enumerar alguns : Vacina covid, guerras, atentados terroristas, populaçao desarmada, narcotrafico protegido pela justiça vendida e corrupta (ninguem solta o maior traficante do Brasil sem uma razao)……
A mensagem das Pedras-Guia da Geórgia
1. Manter a humanidade abaixo dos 500 milhões em equilíbrio perfeito com a natureza.
2. Controlar sabiamente a reprodução – melhorando a aptidão e a diversidade.
3. Unir a humanidade com uma nova língua actual.
4. Controlar a paixão – a fé – a tradição e todas as coisas com uma razão moderada.
5. Proteger as pessoas e as nações com leis justas e tribunais justos.
6. Permitir que todas as nações governem internamente, resolvendo as disputas internacionais num único tribunal mundial.
7. Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários.
8. Equilibrar os direitos pessoais com os deveres sociais.
9. Valorizar a verdade – a beleza – o amor buscando a harmonia com o infinito.
10. Não ser o cancro da Terra – Deixar espaço para a natureza .
???????????????????????????????????????????????????????? O que está vindo aí é tenebroso e as pessoas não estão percebendo. É o “Você não terá nada e será feliz”
As vacinas não resta dúvida. Nunca tive taquicardia agora estou em tratamento após diversos exames.
Jovem de 14 anos… Muito Normal né? #SQN…
super normal, começa com V e termina com A