O lendário Assis Chateaubriand, advogado, jornalista e um dos empresários mais influentes de sua época, tornou famosa a imponente Casa Amarela, simplesmente pelo fato de ter morado nela por um tempo. A mansão está à venda, há alguns meses, por R$ 60 milhões, segundo informou o jornal Valor Econômico.
Leia mais: “O Brasil é um país de oportunidades para o mercado imobiliário”
Chatô, como era conhecido, trouxe a televisão para o Brasil, quando inaugurou a TV Tupi em 1950. Também fundou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), ao lado de Pietro Maria Bardi.
O imóvel está localizado no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo. De estilo colonial português, tem quatro suítes, oito banheiros, nove vagas de garagem, um cinema, além de espaço gourmet, academia, piscina, sala multiuso (para pintura ou spa), dois elevadores e uma praça com uma jabuticabeira centenária.
A área total do terreno tem 2,54 mil metros quadrados, enquanto a área construída chega a quase 1,2 mil metros quadrados. O imposto predial e territorial urbano (IPTU) é de R$ 16.115 por mês.
“A casa original não tinha esse tamanho”, explica ao Valor Ricardo Lapoian, especialista do mercado imobiliário de alto padrão. “Há cerca de 10 anos, os então proprietários, Nizan Guanaes [embaixador da Unesco, estrategista da N Ideias Consultoria e colunista do Valor Econômico] e Donata Meirelles [expoente da moda nacional], compraram áreas adjacentes e ampliaram o imóvel.”
Leia mais: “Conheça 5 imóveis de luxo à venda na cidade de São Paulo“
A mansão, conta o jornal, foi vendida pelo casal para um family office em meados de 2021. Os atuais proprietários não quiseram ter seus nomes divulgados. Eles decidiram colocar a famosa casa à venda por passarem mais tempo fora de São Paulo do que na capital paulista.
Quartos blindados
Lapoian diz que o imóvel ainda conta com marcenaria, piso e azulejos originais do século passado, restaurados recentemente. Espaços internos, no entanto, também ganharam toques de contemporaneidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Entretanto, a residência será vendida sem o mobiliário.”
O Valor ressalta que diversos itens tecnológicos, que vão desde equipamentos de segurança a geradores de energia, continuarão no imóvel. Todos os dormitórios são blindados.
Lapoian conta que o interesse pela casa tem sido pontual. Para visitá-la, afinal, é necessário passar por uma triagem. “Temos tomado cuidado por questões de segurança.”