A Marinha do Brasil divulgou uma nota sobre um ciclone subtropical em alto-mar, na Região Sudeste, nesta sexta-feira, 16.
De acordo com a Força Armada, a depressão subtropical está em alto-mar a aproximadamente 270 km a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, com deslocamento para o Sul.
“Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o sistema será classificado como tempestade subtropical, conforme critério estabelecido nas normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima”, disse a Marinha.
Marinha alerta: ciclone subtropical pode causar ventos de até 75 km/h e ondas de 4 m
Segundo a Marinha, o ciclone subtropical pode causar ventos de até 75 km/h, principalmente no Sul e Sudeste, e ondas de até 4 m no entorno do ciclone até a noite da próxima quinta-feira, 21.
“Devido à distância significativa da costa, até o momento, não há previsão de condições de mau tempo para a região litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, disse a Marinha.
A nota foi feita por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
A Marinha pediu aos navegantes para checarem as informações sobre o mar antes do embarque. “Solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca, esporte e recreio”, disse.
Há ainda a possibilidade de o ciclone se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias, segundo Dayse Moraes, meteorologista do Inmet . “A formação de um ciclone deve favorecer instabilidades e ganhar força, principalmente entre o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro”, disse ela.