Uma comitiva da Força Naval da China desembarca no Brasil nesta quinta-feira, 15. A visita faz parte de uma agenda em que os chineses tentam estabelecer parcerias com os países da América do Sul.
A Marinha brasileira irá apresentar à China um plano de estudo sobre a presença de países na região marítima. O objetivo é avaliar os impactos das potências navais no Atlântico Sul e discutir estratégias de segurança marítima e cooperação regional.
O principal receio das autoridades brasileiras é que o crescente interesse de potências globais no Atlântico Sul possa trazer riscos à segurança marítima, como um possível aumento de crimes no oceano e o vazamento de dados repassados por cabos submarinos.
Essa aproximação tem se intensificado desde a última década, quando a Marinha chinesa passou a considerar o Atlântico Sul uma área de exploração prioritária.
Pequim tem estreitado laços com países da costa ocidental da África por meio de visitas e exercícios militares. Mais recentemente, autoridades chinesas demonstraram interesse em construir uma base naval em Ushuaia, na Argentina, para consolidar sua atuação tanto no Atlântico Sul quanto no Ártico.
Visita de “cortesia”
A comitiva chinesa será comandada pelo secretário da Marinha, Yuan Huazhi. Integram ainda o grupo o vice-chefe do Estado-Maior da Marinha chinesa, contra-almirante Li Pengcheng, e o adido de Defesa da China no Brasil, general de brigada Zhang Linhong, além de outros cinco oficiais.
Os chineses serão recebidos em Brasília pelo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e pelo chefe do Estado-Maior da Força, almirante José Augusto Cunha. O grupo ainda visitará a Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, e encerrará o périplo em Manaus, Amazonas, onde conhecerá o Comando do 9º Distrito Naval.
Segundo a Marinha, será uma “visita de cortesia” das autoridades da Força chinesa, sem expectativa de acordos bilaterais. “A vinda da comitiva é resultado de iniciativa para a retomada de visitas em nível da Defesa, iniciada em 2019. Ocorre agora por ter sido adiada durante a pandemia”, diz a nota.
Pesca ilegal
A Marinha do Brasil vai aproveitar o encontro para fazer apelos contra a pesca ilegal na costa brasileira, segundo informou o jornal Folha de S.Paulo. A intenção é pedir o apoio das autoridades chinesas para combater os ilícitos na região.
Chineses são acusados de impulsionar a pesca ilegal no oceano que separa a América do Sul e a África, utilizando embarcações que saem especialmente da costa africana sem rastreio.
Nem precisa mais,pois o Brasil já foi entregue ao Exército Vermelho.
A China produz muitonl ching links vendidos aqui em lojinha populares. Tb tem coisas de altíssima tecnologia
Nos produzimos militares ching ling especialmente os de altas pastentes
Verdade,com boas e brilhantes exceções,e nós conhecemos quais,a alta cúpula,embora minoria,é de absoluta tendência ” CHING LING ” de 1,99,uma lástima verdadeira
Porque não me sinto nada confortavel com esta “visita”? Voltamos aos anos 60, joão Goulardt, só falta mesmo uma Bela Tereza !
Na época teve um surto de febre que derrubava todos na cama e foi dada a essa febre a denominação de “Febre Maria Tereza”. As conclusões todos devem logo chegar.
Oi
“Pedir” pra não pescarem em águas do Brasil? Perdemos uma refinaria pra Bolívia e borraram de medo, imaginem com chineses…
Parece mais um “recado”….
Estão censurando os comentários? Postei a pouco comentário nesta matéria e o mesmo não está publicado. Será que estão mudando de lado, Estão de conluio com o stf e esse desgoverno?
Hummm! Filme velho, com várias versões… Povo armado com tecnologia e QI mais alto desembarca em praia de país com um povo só armado com paus e pedras e QI mais baixo.
O final a gente conhece…
O planetinha está cheio de lugarejos onde esse enredo já foi filmado…
Mais uma chacota…..
Olha o cachaça querendo rifar o Brasil. Essa raça veio espionar nosso território. 😠
Pelo andar da carruagem, logo vamos virar BRACHINA. Com isso será implantado o regime comunista no Brasil, os brasileiros serão escravizados, as terras serão tomadas para produzirem alimentos para sustentar o chineses e as ditaduras pelo mundo afora. Se sobrar algum alimento os brasileiros poderão comer.
ACORDEM BRASILEIROS. AMANHÃ PODERÁ SER TARDE DEMAIS PARA CHORAR.
Os china gostariam de tomar esse enorme território onde tudo nasce? A lógica diz que sim, mas teriam q eliminar um povo primitivo q aqui habita.