O evento contou com participação do presidente Bolsonaro em Itaguaí (RJ)
A Marinha brasileira anunciou nesta sexta-feira, 11, o lançamento ao mar de seu segundo submarino da classe Scorpène. A embarcação, batizada de Humaitá, integra o programa ProSub, iniciado em 2008 e que prevê investimento total de R$ 37,1 bilhões.
O projeto inclui quatro submarinos de propulsão convencional — com motores diesel-elétricos de fabricação francesa — e um quinto (e mais aguardado) de propulsão nuclear, com previsão de entrega somente em 2031 e cuja produção é desafiadora. O desenvolvimento atômico cabe exclusivamente ao Brasil, em um projeto de alta complexidade, iniciado em 2012.
Leia também: “Ministro promete investimento em energia nuclear”
Até agora, a Marinha já investiu R$ 20,8 bi no ProSub. Todos os submarinos são equipados com torpedos de alta precisão, minas e mísseis SM 39 Exocet.
O evento, que ocorreu nesta sexta-feira no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.
oportuno lembrar aqui o velho dilema do economista Paul Samuelson que se refere à decisão de um governante entre produzir canhões ou manteiga – quanto mais se gasta em armas (defesa nacional), menos se pode gastar em manteiga (bens de consumo) – no entanto, existe a necessidade de se gastar com armas para proteger a produção de manteiga.