O atleta brasileiro Gustavo Bala Loka, destaque na Olimpíada de Paris 2024 no BMX freestyle, sofreu um acidente e não poderá competir nos X-Games, no Japão. Durante um treinamento na última quinta-feira, 15, ele quebrou o cotovelo e ficará fora da competição, que ocorre na cidade de Chiba, de 20 a 22 de setembro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em suas redes sociais, Bala Loka comunicou o incidente apenas nesta segunda-feira, 19. Ele, que passou por cirurgia no último fim de semana, acalmou os fãs sobre seu estado de saúde e mostrou imagens de seu braço, depois da queda.
Tristeza do melhor brasileiro da história do ciclismo olímpico
“Infelizmente, vou precisar ficar um tempo afastado”, escreveu. “Na última quinta-feira, acabei quebrando meu cotovelo enquanto treinava no CT. Durante o aquecimento, fui fazer um wallride e, por uma bobeira, quando menos esperava, acabei caindo. Foi uma queda que não vi chegando, e o resultado foi um osso rachado.”
Leia também: “Estrela do Brasil”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 226 da Revista Oeste
Com tristeza, Bala Loka anunciou que não poderá competir no X-Games Park, em setembro. Ele classificou o campeonato como um de seus maiores sonhos.
“Com muita tristeza, tenho que anunciar que não poderei ir ao Japão em setembro para competir no X-Games Park”, escreveu, nas redes sociais. “Esse era um dos meus maiores sonhos, mas, infelizmente, por conta dessa queda, não estarei 100% para competir.”
Leia mais: “Medalha de lata para o Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 227 da Revista Oeste
De acordo com a própria postagem, a recuperação total de Gustavo deve levar cerca de um mês e meio. Ele ainda agradeceu ao Time Brasil e ao Comitê Olímpico Brasileiro pelo apoio recebido depois do acidente. Gustavo Bala Loka fez história ao chegar à decisão em Paris, em que terminou na sexta colocação na modalidade — o melhor resultado brasileiro em ciclismo na história olímpica.