A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) lançou, nesta segunda-feira, 24, a licitação para a construção da Linha 19-Celeste. O trajeto ligará o Parque Bosque Maia, em Guarulhos (SP), à Estação Anhangabaú, na capital paulista. Tal etapa envolve o desenvolvimento do projeto para a execução de 17 km de vias.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Além disso, a proposta prevê a construção de 15 estações e um pátio de manutenção, além de melhorias no transporte público. Conforme o cronograma, espera-se que os contratos sejam assinados até o fim deste ano.
Detalhes da infraestrutura e melhorias do Metrô
Também serão construídos 18 poços de saída de emergência e ventilação. As estações São Bento (1-Azul) e Anhangabaú (3-Vermelha) passarão por melhorias para integração com a nova linha. O contrato inclui ainda a instalação de painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação, detecção de incêndio, iluminação e sistemas de bombas.

Com a operação da linha, que será definida futuramente pelo governo de São Paulo, espera-se que 31 trens transportem 630 mil passageiros diariamente.
Leia mais: “Tesla desenvolve túneis de metrô adaptados a carros elétricos”
Os usuários poderão economizar até uma hora no trajeto, com conexões previstas com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, do Metrô. O projeto também prevê possíveis integrações com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.