Portaria assinada pela ministra Tereza Cristina libera o uso de novos inseticidas no intuito de manter o controle à nuvem de gafanhotos
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, publicou nesta quarta-feira, 1, uma portaria que estabelece novas recomendações para controle da nuvem de gafanhotos. A praga vem destruindo plantações na Argentina e está próxima a região sul do Brasil.
O documento estabelece as diretrizes para a elaboração do plano de supressão e as medidas emergenciais de controle a serem tomadas pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entretanto, estas regras só serão colocadas em prática caso a praga chegue nesses locais.
Os planos de supressão devem ser feitos por órgãos locais desses estados a partir de normas do Ministério da Agricultura. De acordo com a portaria, todas as ações a serem tomadas no âmbito estadual precisam ser detalhadas à pasta. O ministério também autorizou, em caráter emergencial e temporário, a utilização de dois inseticidas biológicos e outras substâncias.
Segundo o Ministério da Agricultura, técnicos do órgão estão em alerta e de prontidão para aplicar ações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul em caso da nuvem de gafanhotos chegar nessas localidades.