De acordo com o ministro Nelson Teich, a intenção é reforçar a testagem de brasileiros pelo país
O Ministério da Saúde publicou nesta segunda, 20, um chamamento público para a compra de 12 milhões de testes para a detecção rápida de anticorpos da covid-19. As empresas interessadas em vender testes têm até 23h59 da próxima quarta-feira para entregar as propostas.
O chamamento é o primeiro indicativo de testagem em massa no Brasil pelo governo federal. Para serem válidos, os exames propostos precisarão ter o certificado de registro de produto emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ).
A iniciativa corresponde a uma das ações expostas pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich, ontem, em reunião com seus pares do G20. No Twitter, o chefe da pasta disse ter reforçado a importância de testar brasileiros no encontro.
Em reunião com ministros da Saúde do G20 reforcei a importância de testes de diagnóstico para entendermos melhor a evolução do Covid-19 e, com isso, preparar melhor o sistema. Essa capacidade de entendermos a doença é fundamental. @jairbolsonaro @minsaude @govbr
— Nelson Teich (@TeichNelson) April 19, 2020
Esse é o teste que interessa, pois:
A) quem for detectado que têm os anticorpos, já está imune e poderia voltar ao trabalho
B) se na amostragem mostrar que x% tem os anticorpos, saberemos quanto falta para chegar nos 65-70% (“imunidade do rebanho”, que é o que vai acabar de vez com a epidemia)
C) os que testarem negativo, e não estiverem com sintomas sérios (febre, dificuldade para respirar) poderiam voltar às atividades normais, com os devidos cuidados