O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) realizou, nesta terça-feira, 4, uma operação com foco em um secretário municipal e um vereador da cidade de Palmares do Sul. O nome dos investigados não foi divulgado. Eles teriam desviado doações de vários locais do Brasil às vítimas das enchentes que assolaram o Estado. A mulher do vereador também estaria envolvida no esquema.
De acordo com a nota do Ministério Público, os criminosos desviavam doações para cidadãos específicos, em troca de votos nas eleições municipais deste ano.
A operação apreendeu donativos de diversas áreas do país. O MP não revelou os nomes dos integrantes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Estamos apurando a participação de mais envolvidos nesse desvio”, disse o promotor responsável pela operação, Mauro Rockenbach. “São vários os relatos da população, que mencionam diversos vereadores se aproveitando dessa tragédia para benefício próprio e eleitoral.”
A Justiça investiga o trio pelos crimes de apropriação indébita, peculato e associação criminosa. A Polícia Civil colaborou com a operação.
O caso não é isolado
No fim do mês de maio, o MP-RS realizou operações em Eldorado do Sul, onde desvios de doações às vítimas também teriam acontecido. A situação é semelhante à observada em Palmares do Sul. Três agentes da Defesa Civil foram os alvos. Dois deles são pré-candidatos às eleições municipais de 2024.
Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram realizados na cidade. A Prefeitura de Eldorado do Sul informou em nota o afastamento dos agentes.
+ Leia também: “Pilatos nas águas”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 219 da Revista Oeste
Cadeia para eles.