O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fixou o prazo de cinco dias para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), explique sobre a liberação de matrículas de crianças sem a necessidade de comprovação de vacina nas escolas do Estado. O texto foi publicado nesta quinta-feira, 15. A ação foi movida por parlamentares do Psol mineiro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em recente vídeo, sem especificar sobre qual imunizante estaria se referindo, Zema apareceu ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleiton Gontijo (Republicanos-MG), conhecido como Cleitinho, e afirmou que as crianças poderão frequentar as escolas do Estado mesmo sem vacina.
“Aqui em Minas, todo aluno, independentemente de ter ou não [se] vacinado, terá acesso às escolas”, disse Zema.
Em seguida, o senador Cleitinho assegura que eles “são a favor, sim, da ciência” na mesma proporção em que também são “a favor da liberdade”.
Governador fala sobre a importância de as crianças irem à escola
Em entrevista à CNN, logo depois da divulgação do vídeo, o governador ressaltou a importância de todas as crianças irem à escola e destacou o aprendizado de ciência como base intelectual fundamental para suas escolhas futuras.
“Toda criança tem o direito de frequentar a escola, isso é inquestionável”, disse. “A criança vai ter uma merenda boa, vai ter boas escolas e vai, principalmente, aprender ciência, para que no futuro ela tenha condições, diferente do que já aconteceu no passado, queremos que ela venha a decidir se quer ou não ser vacinada.”
O processo da ação, movido no STF por deputadas estaduais e vereadores psolistas de vários municípios, exige a retirada do vídeo das redes sociais sob multa diária de R$ 5 mil em caso de desobediência.
Leia também: “Vacina contra Covid-19 passa a ser obrigatória para crianças”
Vacina de covid-19 em crianças gera polêmica
A vacinação contra covid-19 em crianças de 6 meses a 5 anos passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 1º de janeiro.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde do governo do petista Lula no fim de outubro de 2023 e gerou polêmica e controvérsia entre pais e profissionais de saúde com relação a essa inoculação.
É uma atrás da outra! Vão trabalhar senhores deputados. Minas tem muita coisa para ser feita!
Aqui, já abriram mão de seus jetons, carros com motoristas, verbas indenizatórias?
Ou é só uma questão política? Acho que é medo mesmo.
Aliás, Minas faz tempo que não é bem gerida, administrada com competência, zelo, probidade, apesar desses párias esquerdistas!
Xô incompetentes!
Vergonha de país…
Numa democracia nada pode ser obrigado em troca de uma outra coisa principalmente o acesso a escola. A opção de vacinar ou não seus filhos é de responsabilidade e decisão dos país e não pode ser uma imposição de governo algum. Onde fica o estado de direito das pessoas…?
Moraes, vais prender o Zema?
Absolutamente sem controle, nada freia este cara.
Pelado, igual a cabeça de fossa!
É a ideologia imperando sobre a ciência. O importante é impor a vontade. A direita não pode divergir sobre as ideologias da esquerda. A escola tem que vacinar contra a COVID, mesmo que a vacina tenha inúmeros riscos. Niniguém pode questionar. A escola tem que ensinar ideologia de gênero para crianças de sete anos. Ninguém pode questionar. O importante é impor a ideologia. É a “democracia” da esquerda. Você pode discordar do que quiser, menos de mim.
Esse PSOL não passa de uma curriola de comunistas que infestam o país…
Caramba, que imbecilidade! Quanta prepotência! Autoritarismo absurdo! Onde está a tão citada liberdade? Por que não dá cinco dias para recaptura dos fugitivos no RN? Cinco dias para a mynd8 se explicar? Cinco dias para a globolixo dizer que mentiu em muitas situações? Cinco dias para um pinguço se explicar porque ofendeu os ajudantes gerais? Cinco dias para um ex-condenado dizer porque considera Israel terrorista? Cinco dias para Quaquá ser julgado pelo Conselho de Ética (o que???) por ter agredido outro parlamentar? Cinco dias para a Marina Silva se explicar porque mesmo tendo cinco doses de vacina não foi trabalhar porque está infectada?
Quando vai acabar esse autoritarismo? Não entendo como as FFAA aceitem essa forma de invasão da liberdade das famílias. O que falta neste pais é aplicar educação e ciência nas escolas públicas que certamente levarão as famílias a compreender a necessidade vacinal contra qualquer epidemia como sempre foi em nosso pais, antes dessa pandemia. O que falta em nosso pais é SANEAMENTO BASICO (agua e esgoto) que gera muita doença e morte e esses partidinhos da esquerda votaram contra o MARCO LEGAL DO SANEAMENTO aprovado no governo Bolsonaro. Gente inútil.
Tenho a impressão que o Alexandre de Moraes decide sobre tudo nesta merda de país. Que tal se ele deixasse algum outro ministro de manifestar. Cara egoísta, quer tudo pra ele. Muito gulose, ele!
Quando uma s$ocióloga se acha no direito de obrigar uma vacina em crianças e os representantes da classe médica silenciam , o governador Zema tem o direito de opinar! Vamos fortalecer a vacinação segura !!! Crianças cobaias NÃO!
Quando uma s$ocióloga se acha no direito de obrigar uma vacina em crianças e os representantes da classe médica silenciam , o governador Zema tem o direito de opinar! Vamos fortalecer a vacinação segura !!! Crianças cobaias NÃO!
PSOL é partido de criminosos e vermes malditos!!
Apoiado pelos 7 vermes malditos de toga.
Muito bom!
Quantos deputados e vereadores do PSOL tem em Minas? Continuam querendo impor suas vontades usando a justiça.