Aos 90 anos, a atriz Ilva Niño morreu, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais. Ela é nacionalmente conhecida pela interpretação da empregada doméstica Mina, na novela Roque Santeiro, de 1985. A morte foi confirmada nesta quarta-feira, 12.
De acordo com informações do portal g1, Ilva estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde 13 de maio. No mês passado, ela foi submetida a uma cirurgia cardíaca.
Ao portal Extra, a unidade de saúde afirmou que a morte de Ilva Niño aconteceu “em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em vida, Ilva foi casada com o ator e diretor Luiz Mendonça, com quem teve um filho, Luiz Carlos Niño. Ambos já morreram.
Entre teatro, séries, novelas e cinema, Ilva Niño acumulou mais de cem trabalhos. Seu papel de maior destaque nacional é a empregada doméstica Mina. O bordão “Miiinaaaa!”, repetido incansavelmente pela patroa Porcina (Regina Duarte), caiu no gosto dos telespectadores.
Carreira de Ilva Niño
Pernambucana nascida em Floresta, Ilva se mudou para o Rio de Janeiro durante o regime militar. Em 1971, estreou na televisão brasileira em Bandeira 2, com o papel de Santa.
Geralmente interpretando coadjuvantes marcantes, a atriz atuou em grandes obras brasileiras, como O Rei do Gado, Malhação, Sítio do Picapau Amarelo, Senhora do Destino, Um Menino Muito Maluquinho e Cheias de Charme, entre outros.