Morreu a idosa de 99 anos que resistiu por nove horas agarrada em uma parreira à espera de resgate depois da inundação que atingiu o Rio Grande do Sul. De acordo com familiares, Elma Clara de Souza tinha insuficiência renal, e o caso foi agravado por um quadro de hipotermia.
Durante as inundações, a aposentada foi resgatada do teto de uma casa em uma das cidades mais atingidas, Roca Sales, no Vale Taquari. A equipe de socorristas usou helicóptero para retirá-la da área alagada.
Elma recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital do município de Encantado, e foi para o quarto no último sábado 9. Com a recuperação, havia expectativa de que ela deixasse a casa de saúde.
“Ela sobreviveu para se despedir”, resumiu a neta de Elma, Juliana Berger.
Idosa chegou a contar como foi salva das inundações
A idosa era moradora de Roca Sales havia 30 anos. A água inundou a casa dela, que ficou totalmente destruída. Uma cuidadora foi quem ajudou a idosa a chegar até o local onde ficou aguardando o resgate.
Em entrevista à emissora RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, Elma contou sobre os momentos de terror à espera do resgate: “Fiquei rezando”, afirmou. “Cantamos, eu e a minha cuidadora, ‘mãezinha do céu, nos ajuda’ e ficamos lá.”
Conforme a neta, o corpo de Elma Clara de Souza será velado nesta sexta-feira, 15, na Câmara de Municipal de Roca Sales.
Na passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que aconteceu de 1º a 4 de setembro, morreram 47 pessoas, outras 20 mil ficaram desalojadas e os temporais afetaram cerca de 355 mil moradores das regiões atingidas.
Leia mais: “Novas inundações no Rio Grande do Sul: viatura é arrastada pela água”
Teve uma longa vida. Triste que o fim foi horrivel e cheio de sofrimento. Assim é a aventura de estar vivo, muita gente esquece que a cada dia que passa morremos um pouco. O melhor sempre sera um sorriso na cara, viver a todo vapor e sempre ter o coraçao repleto de felicidade e amor. Finalmente cheguei na idade do CONDOR, dor em todos os lugares, falta de equilibrio, a pele ficando enrugada e os movimentos mais lentos. Realmente sou totalmente agradecido a Deus por todos os anos que ja vivi. Quando encontro alguem que esta reclamando por estar ficando velho , sugiro que : VA PASSEAR EM UM CEMITERIO E OBSERVE AS DATAS DE NASCIMENTO E MORTE, E COM CERTEZA IRA ENCONTRAR INUMEROS RESULTADOS DE UMA MORTE NA JUVENTUDE.
Que Deus console a familia porque essa Sra deixou de EXISTIR.