A cantora Rita Lee, um dos grandes nomes da MPB e do rock brasileiro, morreu na noite de segunda-feira 8, aos 75 anos, em sua casa, em São Paulo. Ela sofria de um câncer no pulmão, diagnosticado em 2021.
O corpo da cantora será velado no Planetário do Parque do Ibirapuera, também na capital paulista, a partir desta quarta-feira, 10, das 10 horas às 17 horas. O velório será aberto ao público. O corpo será cremado — o que era um desejo dela.
Rita Lee deixa o marido, Roberto Carvalho, e três filhos: Beto Lee, Antônio e João.
Em uma de suas últimas postagens no Instagram, a cantora publicou uma imagem das unhas pintadas durante o Carnaval. “Em clima de folia”, escreveu na legenda.
Ver essa foto no Instagram
Depois dos Mutantes, Rita iniciou um período solo. Mas uma de suas fases mais lembradas foi quando participou da banda Tutti-Frutti, com a qual lançou dois álbuns clássicos da história do rock brasileiro: Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974) e Fruto Proibido (1975).
A terceira fase da sua carreira começou em 1976, quando se casou com o também músico Roberto de Carvalho, com quem produziu e gravou alguns de seus maiores sucessos, como Lança Perfume, Baila Comigo, Ovelha Negra, Mania de Você, Flagra e Doce Vampiro. Em 2000, teve a carreira renovada com uma fase ligada à bossa nova, em um de seus discos só com versões de músicas dos Beatles.
Em 2016, lançou Rita Lee: Uma Autobiografia. O livro é tão sincero e tão honesto nas suas revelações que foi considerado, em tom de piada, a “primeira autobiografia não autorizada”. Nele, Rita conta os detalhes de sua carreira e seu envolvimento com a causa dos direitos animais. E revela ressentimentos, especialmente com seus antigos companheiros dos Mutantes.
Sua vida pode ser resumida poeticamente neste trecho de Ovelha Negra:
“Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca Meu Deus quanto tempo eu passei Sem saber Foi quando meu pai me disse filha Você é a ovelha negra da família Agora é hora de você assumir E sumir“
Anos atras essa maluca fez um fan fic dizendo q foi namoradinha do Bolsonaro na infancia e que ele queria dar pro padre com 9 anos.. a obsessao continuou ao chamar o tumor q ela tinha dd Jair, parece q o Jair provaleceu.
Marcou minha adolescência e juventude. Fiquei decepcionada qdo ela disse que seu câncer se chamava “Jair”. Que Deus conforte a família.
Sucesso na música. Fracasso, porém na influência pessoal principalmente para os jovens: drogas, rebeldia, vida louca! Mas que Deus conforte os familiares!
Agora vai fazer o L no quinto dos infernos.
Obrigado Rita , minha adolescencia foi bailada em tuas musicas…com lindos conteudos.
Na realidade, poesias para refletir.
Quanto a musica “Ovelha Negra”, tu jamais irás “SUMIR”.
RIP
(Belo texto OESTE)
Descanse em paz, sentiremos saudades…
Fez grandes hits mas como cidadã não era um bom exemplo.
Usava drogas, pregava desobediência social, uma vez causou um caos num de seus shows incitando o público contra a polícia, ou seja, está no mesmo balaio do Gil, Chico, etc. Não vai fazer falta.
Desculpe o auê, eu não queria magoar você …
Linda Rita Lee. Obrigada pelos bons momentos curtindo a sua música.
Todas as orações para a família de Rita Lee.
Ela irá fazer muita falta, mas deixou um legado inesquecível para várias gerações de brasileiros.
Meus sinceros pesares pela perda a família.
Que Deus ilumine seus caminhos🙏
Dancei, cantei e curti muito as músicas dela. Deixa um raro legado, junto com Roberto, de arranjos excepcionais na música. Te agradeço Rita, descanse em paz.
Que tristeza!