Um dia depois de o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ter pedido aos brasileiros que economizassem energia elétrica, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta-feira, 1º, que o país pode ser obrigado a fazer um racionamento em breve.
“O que eu tenho acompanhado é que o governo tomou as medidas necessárias, criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e hora no sentido de impedir que ocorra isso que você colocou, que haja ‘apagão’. Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento”, disse Mourão a jornalistas, ao chegar ao Palácio do Planalto.
Leia mais: “Bento Albuquerque faz apelo para redução do consumo de energia”
A Agência Nacional de Energia Elétrica criou uma tarifa extra a ser cobrada nas contas de luz que vai adicionar R$ 14,20 às faturas para cada 100 quilowatt-hora consumidos. A nova bandeira representa alta de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2, até então a mais alta do sistema.
Leia também: “O que esperar da política energética e mineral”, entrevista com Bento Albuquerque publicada na Edição 42 da Revista Oeste