O Conselho Federal de Medicina (CFM) se tornou alvo de um inquérito do Ministério Público Federal (MPF). É o que informou nesta sexta-feira, 8, o jornal O Globo. O MPF quer investigar a conduta do CFM sobre o tratamento precoce para a covid-19. O procedimento foi instaurado a partir de representação de um professor da Universidade de São Paulo, o cardiologista Bruno Caramelli. Segundo o acadêmico, o CFM apoiou a terapêutica “com medicamentos sem nenhuma evidência científica sobre seus benefícios”.
A advogada do professor, Cecilia Mello, afirma que a inexistência de “um posicionamento firme do CFM contra o uso desses medicamentos impulsiona um abrandamento das medidas efetivas de combate à pandemia”, como distanciamento social e máscara, já que estaria induzindo a população a acreditar que há tratamento. Além disso, argumenta que o Ministério da Saúde já alegou ter usado parecer a favor da terapêutica do CFM para embasar nota informativa da pasta sobre o tema.
Trecho de artigo do presidente do CFM sobre o tratamento precoce, publicado em 2020
“Infelizmente, a politização também atingiu sociedades de especialidades médicas e grupos ideológicos de médicos, principalmente quanto ao chamado tratamento precoce, com hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina.
Esses grupos pressionam de todas as maneiras o Conselho Federal de Medicina (CFM), em razão de sua competência legal de determinar qual tratamento farmacológico é ou não experimental no Brasil, para que recomende ou proíba o tratamento precoce.
Existem na literatura médica dezenas de trabalhos científicos mostrando benefício com o tratamento precoce com as drogas citadas acima. Outros tantos apontam que elas não possuem qualquer efeito benéfico contra a covid-19.
Em outras palavras, a ciência ainda não concluiu de maneira definitiva se existe algum benefício ou não com o uso desses fármacos.
O CFM abordou o tratamento precoce para a covid-19 no Parecer nº 4/2020 em respeito ao médico da ponta, que não tem posição política ou ideológica e exerce a profissão por vocação de servir e fazer o bem; que recebe, consulta, acolhe e trata o paciente com essa doença.
No texto, o CFM delibera que é decisão do médico assistente realizar o tratamento que julgar adequado, desde que com a concordância do paciente infectado —elucidando que não existe benefício comprovado no tratamento farmacológico dessa doença e obtendo o consentimento livre e esclarecido.
O ponto fundamental que embasa o posicionamento do CFM é o respeito absoluto à autonomia do médico na ponta de tratar, como julgar mais conveniente, seu paciente; assim como a autonomia do paciente de querer ou não ser tratado pela forma proposta pelo médico assistente.”
Leia também: “A solução que venceu a ideologia”, reportagem publicada na Edição 3 da Revista Oeste
É melhor um tratamento “ineficaz” que nenhum tratamento. Esperar faltar o ar???
Vou deixar a minha opinião:
Advogado briga para ser chamado de “doutor” e chama seu cliente de “paciente”.
Agora quererem exercer a medicina. Que tal fazer um vestibular para medicina, estudarem 6 anos, e depois mais 2 anos de residência?
Incompetente frustrado é um perigo!
Você fez isso e não aprendeu nada, talvez não tenha capacidade de lutar pela vida, ao aprovar um tratamento ineficaz, você está sendo omisso em relação as mortes, só isso.
E quem abre um inquérito contra o MPF ?
Acho que o colega conseguiu uma boa propaganda…
MPF antro de esquerdistas
Impressionante como o MP público se deixou influenciar pela doutrinação da esquerda ladra. Vêem beleza em quê daqueles imundos, para serem tão fiéis às suas idéias? Roubar é bonito, subverter a ordem, os bons costumes e a família? Onde foi que se apegaram tanto? Custo a acreditar que é por causa da bocada.
Faculdade de direito agora substitui FACULDADE DE MEDICINA! Quem processa o MPF, por abuso de autoridade???
É isso que o tribunal do Renan Calheiros tem conseguido. Estamos de volta à Idade Média graças a ele e seus comparsas.
Prestem atenção onde esse pessoal do judiciário tá querendo chegar, o alvo deles não é o CFM e sim o presidente, pois se conseguirem criminalizar a entidade eles chegam fácil, fácil no presidente que foi lá no início um defensor do tal tratamento precoce. E ainda tem a CPI dos pilantras que irão incriminá-lo mesmo sendo tudo narrativas. Fiquemos de olhos bem abertos.
Que presidente?
Mais uma discussão idiota sobre este assunto agora com o aval do MPF que é especialista em porra nenhuma na medicina. Negócio é o seguinte, se vc for ao médico e ele receitar essa kit pois já usou e deu certo vc decide e fim de papo. Não tem CGU, AGU, MPF, STF, CPI DO CIRCO E O CACETE A QUATRO QUE VAI MANDAR NO Q VC QUER USAR.
E se eu pegar o vírus, vou tomar o kit completo.
Mesmo que nada. Você como médico ou o que for tem que se basear em evidências
Acho que o VFM deveria causar o registro desse médico cardiologista por ele ser perigoso para a medicina. Apenas uma besta quadrada da medicina.
Porque, ora qualquer um tem direito a opinião.
O que está faltando para o regime do JUDICIARIO ser considerado ditatorial? Acho que nada.
Mais um professor da área médica que infelizmente não nos surpreende deveria rasgar o diploma aliás , o que era esperado de um professor da USP 👍 Agora ,o presidente do CFM não endossou o tratamento , ele simplesmente apoia a liberdade e autonomia de prescrição médica com o consentimento do paciente 👍
Deve ser star recebendo $ da indústria das vacinas
Não julgues o que não sabes
E quem vai entrar contra o MPF por Genocídio, pois aqui em Olímpia todos os médicos que usaram esse tratamento praticamente não teve óbito ao contrário da saúde do município onde teve 5400 mortes por milhão onde praticamente não foi usado o tratamento precoce. Se todos no Brasil tivessem usado o protocolo de Porto Seguro teríamos salvado 260 mil brasileiros.
Temos que fazer um auditoria em todas as mortes por COVID no Brasil. Com certeza a maioria não fizeram o tratamento precoce. Vamos sair das narrativas e ir aos fatos, vamos contar, simples assim.
Não existe tratamento.precoce, leia mas sobre a o assunto , sua colocação é decepcionante.
A esquerda e a Universidade, no Brasil casamento indissolúvel no momento.
E abre a investigação, porque sabe que à guarida na crítica ao presidente nos órgãos responsáveis pelo processo.
Como disse o Pedro Abilio acima, “Talvez o que esteja em jogo é sua conduta ética “.
Kkkkk, conduta ética? Não politize baseado em faked, leia artigos sérios.
Mais uma canalha dentro de universidade. Esse País não tem como decolar com essa canalhada da esquerda atuando junto com mp e stf para derrubar o governo e ferrar os cidadãos brasileiros.
CIÊNCIA NÃO PODE TER DOGMAS, POIS CIÊNCIA É DISCUSSÃO CONSTANTE, FUNDAMENTAL PARA O APERFEIÇOAMENTO. VEJA-SE O EXEMPLO DO OVO E
DA CARNE DE PORCO. OUTRORA ANATEMATIZADOS, ATUALMENTE RECOMENDADOS.
ESSE TAL MÉDICO, ALÉM DE RETRÓGRADO AINDA É DELATOR!!! QUE VERGONHA!!!
Coma carne de porco todo dia e veja o que acontece com seu colesterol. Ou volte para as enciclopédias. Negacionismo não.
se tá fácil assim porque algum político de moral também não aciona o MPF e o STF no seguinte: cobrar do Lula qual o tratamento que foi utilizado quando ele pegou covid em Cuba. O silêncio dele pode ser encarado como maucaratismo e genocida, pois ele poderia revelar o segredo para que médicos utilizassem a mesma prática cubana para salvar milhões de vidas. E a revista oeste poderia explorar o assunto.
Esse é um ex Médico, que virou psicopata por ideologia política. Médico que é contra tratamento, qualquer que seja é BANDIDO, é vagabundo travestido de Médico. O que esta pandemia mostrou no mundo todo, que o que temos que tratar de fato é a ideologia, qualquer que seja. Não sei como faremos isso, mas não podemos mais conviver com a ideologia interferindo em atividades essenciais. É decepcionante ver profissionais agindo dessa forma.
O médico autor só pode ser militante ou está a serviço das grandes farmacêticas.Um ignorante que não sabe das dezenas de estudos publicados na matéria e nem o que aconteceu na índia e México com a IVERMERCTINA. É um idiota que usa em sua prática medicamentos sem evidência 1A (que são a maioria em medicina) que exigem para estas medicações de uso off label.
Medicamento ineficaz contra covid caia na real.
RILTON DA SILVA ALVES
Seu jumentóide! só um débil mental vem aqui importunar assim… ou um MAV cretino e vigarista… seu filho e de satanas!
Este é o pior tipo de pessoa, o delator, um tal de Caramelo que por incrível que parece tem a pretensão de ser professor da USP, mas é apenas um idiota politizado que não sabe diferenciar ciência de proseletismo. Que tristeza ver uma universidade abrigando pessoas com o caráter de “delator ideologizado” contratadas para ensinar(?)
O Conselho Federal de Medicina deveria tomar uma atitude séria com relação a esse médico politiqueiro. Um verdadeiro palhaço querendo aparecer.
Cardiologista que nunca atendeu 1 paciente de Covid e viu a mentira baseada no estudo de manaus com superdosagem de cloroquina matando gente e espalhando a mentira que a cloroquina caussaria problema cardiaco prefere direcionar seu ódio a quem busca garantir liberdade médica. esse é o nível de militância sem ética presente em nossas universidades
Deve ser a ala podre desse ministério. Por quê eles não abrem inquérito para apurar os desvios bilionários de verbas federais por parte dos governadores durante a pandemia?
poderiam perguntar para esse cardiologista se ele sabe quantas pessoas morrem por dia no Brasil por problemas cardiológicos , será que ele faz alguma coisa sobre isso ??????
Morre mais gente por incompetência de cardiologistas como os desse naipe, que de covid-21 das pessoas como eu, que toma IVERMECTINA e nenhum mandetta vai cuidar de mim, pois ando longe de pederastas.
Tudo corrompido, e o presidente banana ainda quer jogar dentro das 4 linhas. Esse frouxo deveria ter ido na ONU preparar terreno para uma intervenção, numa ação estratégica. Conta esses absurdos que estamos vivendo que nada tem a ver com democracia, e sim um sistema bandidista e manipulista.
Que tal continuar no seu lugar atendendo e deixar a política de lado? Quer aparecer e escolheu lacrar pra ver se aparece na mídia marrom 🙄
Mais um sientista!
Pois é, tratamento não existe, o que funciona é distanciamento, mascara e álcool em gel. Mas por que será que não convence?
A pergunta que faço é : será que descobrirão em algum momento que este médico está ligado à indústria farmacêutica, que não tem nenhum interesse em medicamentos que já não tem patente restrita e custam pouco ???
Caramelli está sendo levado apenas por questões ideológicas . Já é experiente o suficiente para saber que medicina é feita de verdades momentâneas como muitos outros das ciência não exatas . Certamente ao longo de sua vida em cardiologia sabe que muitos medicamentos e tratamentos são controversos . Novalgina ( Dipirona) largamente usada no Brasil sem nenhuma restrição é literalmente proibida em diversos países da Europa e inclusive nos Estados Unidos. Sua ação é política contra nosso CFM . Talvez o que esteja em jogo é sua conduta ética .
A ciência não vive de certezas, vive sim do espírito crítico e do permanente questionar. Já a medicina muda de ideia a cada 10 anos sobre tudo, cabe ao médico buscar o resultado favorável ao seu paciente segundo seu melhor julgamento naquele momento.
A medicina se baseia em evidências , não em politicagem.
Exatamente. Aí reside a canalhice ou empulhamento mesmo!