Uma ação civil pública apresentada à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF) exige que o governo federal não faça mais publicações que supostamente celebrem o golpe militar de 1964 no Brasil. Segundo a Procuradoria da República do Distrito Federal, eventuais comemorações em alusão à data são inconstitucionais.
A ação do MPF faz referência a uma publicação feita no dia 31 de março de 2019 — ainda no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro —, distribuída por um dos canais de comunicação do Palácio do Planalto.
O vídeo, também divulgado em um grupo de WhatsApp destinado a informações para jornalistas, negava que a deposição do governo de então — que resultou na instauração do regime militar no país (1964-1985) — tivesse sido um golpe de Estado. Na época, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República não informou a autoria do vídeo.
O MPF pede ainda que a União pague uma multa de pouco mais de R$ 1 milhão pela divulgação do vídeo, por danos morais.
Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU), encarregada da defesa do governo federal, informou que “se manifestará nos autos após ser devidamente intimada”.
Na ação civil pública, o MPF também solicita que o Executivo instaure um “procedimento administrativo disciplinar” contra agentes públicos, civis ou militares que façam referências elogiosas ou celebrem 1964.
A Procuradoria da República do DF também defende a responsabilização do então secretário de Comunicação da Social da Presidência, Floriano Barbosa de Amorim Neto, e do empresário Osmar Stábile, que teria arcado com as despesas de elaboração do material.
Com informações do G1
Leia também: “Manual prático do golpe”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 75 da Revista Oeste
Ministério da verdade = que administra as mentiras
QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE 1964? E PORQUE O MPF QUER PROIBIR?
Exigência de qq MP é só ameaça. É a mesma coisa que qq cidadão dizer ao prefeito que se “ele não fizer isso ou aquilo” ele entrará com um processo contra a prefeitura. É mais ou menos isso.
ENTÃO EXISTEM CENTENAS DE VERMES ENTRE PREFEITOS E GOVERNADORES QUE ROUBARAM NA CASA DE BILHÕES DO DINHEIRO QUE SUPOSTAMENTE SERIA PARA COMBATE DA PANDEMIA E O MPF ESTÁ PREOCUPADO COM UM VÍDEO DE 2019??????? VÃO TRABALHAR BANDO DE MILITANTES ESQUERDOLÓIDES TRAVESTIDOS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS…
O MPF e afins deveriam se ater a fiscalizar processos e inquéritos, ninguém pediu e jamais pedirá para esses orgãos a edição de leis ou a reescrever a História, não se metam aonde não foram chamados.
Salve o dia 31 de março de 1964, salve os militares que nos libertaram dos comunistas/terroristas e toda essa cambada subversiva. Vão investigar crimes de verdade MPF e nos deixe em paz.
Vai pro inferno, MPF. História não se apaga como manda o desejo dos mocinhos “canceladores públicos”
Que MPF de merda que temos, um lixo, vá se preocupar com os assaltos ao nosso cofre feito por essa quadrilha do pt
31 de março um marco contra o comunismo no Brasil…👏👏👏👏👏
Que os marginaizinhos boiolas do MPF vão para aquele lugar, de onde sequer nunca deveriam ter saído!
A população civil deveria entrar com uma ação ,contra esta medida do MP e pedindo a volta das comemorações de 64 em todo País.
Boa 👏👏👏👏
Por que o MPF não vai procurar o que fazer com tanto roubo neste pais e vendo o STF descondenar Lula, torna-lo elegível e permitir pesquisas FAKES que o tornam vencedor? Será que o MPF não sabem que na verdade houve uma contra revolução para livrar o pais das mãos comunistas em grave período da Guerra Fria. Mais, os militares tiveram apoio da igreja, de importantes setores de comunicação, das famílias, enfim, do povo brasileiro para manter a democracia.
Absurdo!!! MPF militante de merda !!! Milita ainda às custas do dinheiro do contribuinte !
Querem impedir que um fato verídico da nossa história,seja anulado ? Isto é o cúmulo do absurdo !!!
Espero que o Presidente da Republica ignore solenemente essa decisão estúpida do mpf.
Está proibida a História do Brasil? Uma parte só, não é? Com certeza não me lembro de o MP ter-se insurgido contra os muitos filmes do outro lado, nem mesmo o Lula filho do Brasil…
Depois esse mesmo mpf vem pedir apoio para impedir as medidas que tentam deixá-los em sua casinha.
VTNC, ANTES QUE ME ESQUEÇA!!!!!!!!!!!!!!
É inacreditável ao ponto que deixamos chegar a idiotização/doutrinação marxista nas escolas de Humanas. O Direito foi totalmente cooptado, curso dos mais fáceis e acessíveis à população de um modo geral, onde parte fugiu de matemática, física, química, ciências naturais e lógica.
Se aliaram sob uma Constituição feita por marginais regressos da Lei da Anistia, onde alguns procuradores influenciados pela nova disciplina de Direito germânica-italiana, da década de 60, quando o MP deixava de ser demandista para ser um agente transformador da sociedade.
Como consequência, aturamos esses limitados, presunçosos e prepotentes cidadãos, a serviço da esquerdalha e da NOM, tentando conduzir, indevidamente, o País!
Muita erva daninha para pouca vegetação qualificada!!!
Ação ideológica, ninguém além deles se importa com isso. MPF tem que procurar algo mais importante para fazer.
Então é proibido comentários sobre a história? HAHAHA …
Mas aposto que se o comentário for de acordo com o que eles querem ouvir, então pode. Bando de bostas …
MPF, um bando de escrotos.
Esse monte de inútil do MPF é muito macho pra criticar qualquer coisa que lembre o Regime Militar (e não ditadura militar), mas os comunistas dos infernos falam abertamente que vão matar pessoas que não sejam de esquerda e eles fazem cara de paisagem. Bando de cavalos, frouxos e covardes.
Esses imbecis do MPF sequer tinha nascido em 64, ou então usavam calças curtas. Foram doutrinados nas universidades por “professores” esquerdopatas. A mentira persiste até hoje. Não houve Ditadura Militar no Brasil. O que essa corja esquerdista não conta é que o regime militar salvou o Brasil de uma (aí SIM) Ditadura totalitária comunista.
Quatrocentos e cinquenta e quatro pessoas morreram no período, a esmagadora maioria composta por terroristas (entre eles o pai desse vagabundo que até poucos dias atrás “presidia” a OAB nacional). assaltantes de bancos e sequestradores.
Ditaduras foram as de Stalin, Mao, Fidel, Pohl Pot. O resultado foi mais de 100 MILHÕES de mortes.
Eu sou militar, meu nome é Flávio, e elogio a Revolução de 1964!
Sem ela, hoje seríamos uma grande Cuba…
Satisfeitos???
Esta turma de barnabés infantilizada quer apagar a história?
Ativismo judicial impondo sua versão da história. Lamentável.
Que fazem esses inúteis no MP ? A faxina terá q ser mais incisiva qdo Bolsonaro for reeleito. Seguem q cartilha comunista e tentam mudar a história q os professores maconheiros enfiam na cabeça dos idiotas das escolas e universidades. Esse papo de ditadura jaencheu o saco. Ditadura e essa merda em que vivemos hj, onde n se pode falar nada q os capangas da ORCRIM do STF colocam uma mordaça. Gostaria de ver o LULA ser eleito na fraude, como está sendo arquitetado, para esse circo pegar fogo de vez, o caldeirão entornar e deixar na panela somente aqueles q querem o melhor para o país. O resto ir para o esgoto da história.
Na época da pr Dilma esse mpf era porreta debom, de repente, ficou ruim kkkkkkkkkkkkkk
Maciel Gomes , o IMBECIL! A tua “presidenta” nada mais é que um Cadáver Insepulto. Nem o teu guru Carniça quer ve-la pela frente.
Para de comer alfafa e capim pra ver se o teu baixíssimo QI sobe ao menos um ponto.
C9m exceções, mp virou outro puxadinho esquerdista de bossta
Esses malandros do MPF ou MPE tem é que correr atrás do PCC , CV, etc. Só que eles afinam. Borram de medo do crime organizado. Adoram enfrentar prefeitinhos ladrões pois sabem que não correm riscos com isso. E assim seguem garantindo os seus polpudos salários !!!
Porque essa corja não trabalha um pouquinho só a favor do Brasil. Só um pouquinho.
31 de março é a verdadeira data da independência do Brasil.
Temos que comemorar efusivamente esta data, pois a partir da ascensão dos Militares ao comando da Nação, ficou afastado a possibilidade de virarmos um país socialista.
Quanto ao MPF,com raras exceções são um bando de retardados, estando sempre no lado errado da história.
Como são altíssimos os salários do MPF que nunca faltaram durante a pandemia esta gente continua se preocupando com insanidades como esta ignorando completamente o que os governadores e prefeitos tiranetes de plantão estão fazendo com os brasileiros, sempre com o aval do STF.
Suas mentes desocupadas ficam criando factoides para lacrar e aparecer porque querem de volta a roubalheira e a corrupção que imperou no Brasil desde que os militares entregaram o poder em 1985.
LAMENTÁVEL.