O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recentemente homenageado por deputados petistas na Câmara dos Deputados, invadiu mais uma propriedade rural. Desta vez, o alvo é uma fazenda em Lagoa Santa, município na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A invasão, por cerca de 500 famílias, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 8, informou o ajuntamento em seu site.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
É a primeira invasão de 2024. Em 2023, o MST e outros “movimentos sociais” fizeram 72 invasões no país, o que supera os quatro anos de Jair Bolsonaro, quando houve 62 invasões de terras.
MST quer pressionar governo Lula a agilizar reforma agrária em Minas Gerais
A invasão da fazenda de Minas Gerais, segundo o movimento, é motivada pela demora na reforma agrária no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, um aliado histórico do MST.
“A ocupação é motivada pelo não cumprimento da função social da terra, já que a propriedade estava abandonada pelos proprietários, é improdutiva”, alega o ajuntamento, em nota. “O MST pede que a lei seja cumprida e que a área seja destinada à reforma agrária.”
+ Manifestação do MST causa tumulto em Vitória
Segundo Maria Eni, uma das integrantes da direção estadual do MST em Minas Gerais, a invasão “tem um caráter reivindicativo, já que atualmente existem mais de 5 mil famílias acampadas no Estado à espera de assentamento definitivo”.
Outra líder do movimento em Minas disse que não há ilegalidade na invasão da propriedade privada, que seria improdutiva. “Esse importante gesto de coragem das famílias e do MST em Minas Gerais é, sem dúvida, a alternativa mais legítima de lutar pelo direito à terra”, declarou Luana Oliveira, da direção estadual do MST.
O movimento também critica o governador do Estado, Romeu Zema (Novo). “Ocupamos porque as terras e os bens da natureza de Minas são do povo mineiro, e não para Zema seguir entregando às suas aliadas, as mineradoras”, disse Luana.
Há dois dias, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), um militante do MST, criticou o governo Lula na tribuna pela demora na reforma agrária e falou sobre as possíveis novas invasões. “Do jeito que está, a minha preocupação é que os movimentos sociais voltem a fazer ocupações de terra. E fazendo as ocupações de terra, não vai caber nem a esta Casa, nem ao governo criticá-lo, porque já se passou mais de um ano na expectativa e na espera da reforma agrária, dos assentamentos, dos investimentos”.
Leia também: A volta do terror no campo, reportagem publicada na Edição 197 da Revista Oeste.
Movimento prejudicial ao desenvolvimento e a geração de empregos.
Bando de facínoras chefiados por um ladrão
Um movimento terrorista, irresponsável, nocivo, e com objetivos claramente anti-democráticos, desprezando direitos de proprietários, chefiado pelo sujeito que teria como função principal dirigir o país (não para o desastre, claro!!!).
Se querem pressionar Lula para assentamento, esqueçam.
O PT vive da miséria. Se resolverem os problemas e trouxerem prosperidade os militantes e apoiadores acabam.
ESSE TAL ZEMA CONVERTEU-SE NUMA ENORME DECEPÇÃO. É OUTRO PETISTA DISFARÇADO. SEU GOVERNO ES´TA TOMADO POR PETISTAS. GRANDE EMBUSTEIRO ELE É
Há esquerdistas dentro de todo governo e é praticamente impossível evitar.
Ainda dou voto de confiança ao Zema. Tem sido corajoso.
Venham para o estado de SP… aqui sempre tem distribuição de kit massagem gratuito.
Começo a baderna (De novo).
E aí Sr. Zema: O Chefe deste movimento (O Molusco) é Democrata ou Terrorista ?
Pra essa gente quanto pior, melhor! Olhem a torcida que eles estão para quebrar a Petrobrás.
Caramba, o braziu de fato parece um inferno, parece que as pessoas não evoluem, sempre tem mais miseráveis, mais invasões, mais falta de tudo, pioramos em todos os indicadores, pagamos quantias absurdas em impostos e nunca, nunca o país avança, os raros momentos de desenvolvimento são apagados por práticas desonestas, de aproveitamento, de surrupiar alguma coisa, de burlar, de corrupção.. parece que estamos condenados ao fracasso..
Uai! Mas não foi esse Zema quem disse que no estado dele, vagabundo teria que respeitar cerca? E aí agora, compadre cuméquifica?. Agora entendí o motivo da visita desse capiau ao Molusco de NoveDedos e que voltou de lá, elogiando o vagabundo, dizendo que era um grande democrata, e isso, depois de participar do palanque na avenida Paulista no dia 25/02. Mas é um pilantra, esse sujeito!
Fogo nessa bandidagem!
Porque o uso de máscaras? Medo?
Li o tal kakay o qual desprezo que Lula é o melhor que Lava Jato atrapalhou o Brasil. E de chorar com uma mente humana desse nível.
Só espero q seja fazenda de algum q fez o L
Esse Kakay é um advogado que entra de bermuda no STF? Se alguém souber, responde aí por favor.