O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou neste domingo, 17, que as ações de Israel em Gaza são “imorais e ilegais”. O chanceler desembarcou pela manhã, no horário local, no Oriente Médio e a declaração ocorreu logo em sua primeira agenda oficial, durante visita à Cisjordânia, território da Palestina.
Com um fuso horário de cinco horas à frente, o primeiro encontro de Vieira na cidade de Ramala foi com o chanceler da Autoridade Palestina (AP), Riad Malki.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O ministro de Lula também criticou a falta de uma resposta por parte da comunidade internacional e anunciou que o Brasil continuará a enviar recursos para a Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), que teve funcionários demitidos por ligação com os terroristas do Hamas.
Chanceler da AP elogia Lula
Conforme divulgou o Itamaraty, Malki elogiou Lula por suas declarações recentes. “Papel corajoso do presidente Lula em defesa da Palestina e dos palestinos”, disse o chanceler da AP.
A agenda de Vieira na Cisjordânia neste domingo também incluiu uma reunião com o presidente da AP, Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro, Mohammed Shtayyeh.
Além da Cisjordânia, o ministro das Relações Exteriores do Brasil fará visitas a Jordânia, Líbano e Arábia Saudita. Israel não está no roteiro.
Leia também: “Chanceler tenta amenizar ataque dele Lula a Israel no Congresso”
Crise diplomática com Israel
A fala de Vieira acontece em meio à crise diplomática entre o governo petista brasileiro e Israel.
Este é também um momento em que as negociações para um acordo de cessar-fogo entre Israel e os terroristas do Hamas estão em curso, apresentando sinais de impasses.
Segundo nota do Itamaraty, em sua passagem pelos quatro países do Oriente Médio, Mauro Vieira vai discutir “questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população”.
Leia também: “Lula é ‘um idiota útil’ do Hamas, avalia autor de livro sobre ‘Israelfobia'”
A diplomacia do governo de esquerda brasileiro também ressaltou que o chanceler tratará das “perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar a paz duradoura para o Oriente Médio”.
Saiba mais sobre a Cisjordânia
A Cisjordânia e a Faixa de Gaza constituem os dois territórios palestinos no Oriente Médio.
Situada no vale do rio Jordão, na fronteira com Israel a leste de Jerusalém, a Cisjordânia é governada pela Autoridade Palestina, enquanto o grupo terrorista Hamas tomou o poder em Gaza.
O Brasil está em pleno pesadelo .????♀️
Um gambá cheira o outro.
Mais um a falar m……
Israel, solte um míssil no lugar que esse Mauro corruPTista está , faz esse favor pra nós, brasileiros do bem.
Mauro Vieira ILEGAL e IMORAL é você….
Ações em defesa dos cidadãos de bem, das crianças, velhos, recursos do País e soberania do povo, por óbvio, que contra terroristas, comunistas e criminosos, deve ser obstado, proibido. Logo, com certeza, é ilegal e imoral nas cabeças alienadas e doentias deles!
Loucura o que nos brida a doença e o mau-caratismo dos de esquerda!
Vejo nosso presidente em regime de contracorrente. Qdo verá o abismo, não sei
Fico imaginando, quantas coisas boas existem no Brasil, por causa de Israel.
E se os comunistas, para destruirem o Brasil, começassem a destruir as alianças que o Brasil tem ?
Vão provocar Israel, até prejudicarem ao Brasil, esse é o plano!
Acho que Israel não vai cair nessa, Os políticos esquerdistas, não passam de crianças insolentes, perto de um povo com mais de 5000 anos de história.
Em suma, estamos passando VERGONHA INTERNACIONAL !
O hamas deve ser desmobilizado e a palestina, precisa ser um país !
A ONU existe para quê mesmo ?
Esse Mauro Vieira representa um governo desqualificado que não consegue achar dois fugitivos de uma penitenciária federal de segurança máxima, mobilizando até a força nacional sem sucesso, e ainda vai dar palpite numa situação geopolítica delicada, onde não tem nenhuma significância para resolver, e ainda torna o Brasil um pária na comunidade internacional, defensor de terroristas.
O que Israel tá esperando pra aplicar as retaliações econômicas merecidas ao nosso desvalido Brasil em resposta à este desgoverno irresponsável? Que vergonha desse lula! Os brasileiros não escolheram esse déspota.
Provavelmente não irá…Israel respeita o povo brasileiro ao invés de Lula que não respeita o povo de Israel e muito menos o povo brasileiro. Nossas relações exteriores com esse arremedo do Mauro Vieira e o Amorim é terrível, funcionaria melhor com os três patetas (do filme cômico) em atuação.