O Natal de 2024 pode ser marcado por uma frente fria, que deve atingir principalmente a Região Sudeste. Neste ano, o dia 25 de dezembro cairá em uma quarta-feira. O site Meteored divulgou, nesta quarta-feira, 11, a previsão do tempo para a data comemorativa por região do Brasil.
Segundo o Meteored, há a expectativa da chegada de uma frente fria na semana do Natal, mas o clima pode sofrer alterações. O fenômeno atuará sobre o Sudeste, o que ajudará a organizar a umidade na Região Norte e no Centro-Oeste. O tempo firme predominará em boa parte do Nordeste e da Região Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na Região Sudeste, a expectativa é de chuva ao longo de todo o dia de Natal no leste, centro-norte de São Paulo, no Rio de Janeiro e sobre o centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.
Não há, até o momento, potencial de condições extremas. As temperaturas ficam amenas em boa parte do Sudeste, com calor somente para o norte de Minas Gerais e para o Espírito Santo, onde o tempo firme deve predominar.
O Natal será de tempo firme e calor em toda a Região Sul, com maior concentração de nuvens no norte e leste do Paraná, mas sem potencial para precipitação.
Leia também: “Previsão do tempo para o Ano Novo é de chuva em várias capitais”
Em 25 de dezembro, o tempo firme predomina em praticamente todo o Nordeste, com previsão de chuvas somente para o oeste da Bahia e o sul dos Estados do Maranhão e do Piauí. Não há potencial para a ocorrência de eventos extremos. Nas capitais, há possibilidade de chuva fraca somente na Região Metropolita do Recife.
Natal deve ser chuvoso no Centro-Oeste
O tempo fica nublado em boa parte do Centro-Oeste, com chuvas ao longo do dia em todo Mato Grosso, no sul de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá, há possibilidade de chuva forte a partir da tarde e sensação de abafamento.
Na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, o tempo firme predomina, com sol entre nuvens e calor. Em Brasília e em Goiânia, temperaturas amenas e chuvas na forma de pancadas isoladas a partir da tarde.
Na Região Norte, a previsão para o Natal é de chuvas ao longo do dia, mais concentradas no início da manhã e a partir da tarde em boa parte da região. Há potencial de chuva forte para Manaus, Rio Branco e Porto Velho.
Leia mais: “Inmet alerta para chuvas intensas em 8 Estados e no DF”
No Tocantins, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e a partir da tarde, o que pode atingir a capital, Palmas. Em Belém, o sol aparece entre nuvens e há uma possibilidade mais remota de chuva fraca e isolada. Em Boa Vista, o tempo firme predomina e, em Macapá, as chuvas ocorrem ao longo do dia, mas deve oscilar de intensidade, sem potencial para transtornos.