Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo 2022 mostra que a quantidade de pardos supera a de pretos e a de brancos no Brasil. Essa realidade também se aplica às áreas mais carentes, como as favelas.
De acordo com o IBGE, cerca de 92,1 milhões de brasileiros se declararam pardos em 2022. Isso equivale a 45,3% da população do país. Pela primeira vez desde 1991, esse contingente superou o de brancos, que atualmente somam 88 milhões. Já os pretos são 20 milhões.
Pardos no Brasil
Nas favelas, a população parda representa mais da metade dos residentes. Essas áreas abrigam 16,4 milhões de brasileiros, dos quais 9,3 milhões são pardos, o que corresponde a 58% do total.
Nessas áreas, a população branca aparece como a segunda maior (26,6%). Os pretos ocupam a terceira colocação, com 16,1%.
Além disso, os números mostram que os pardos são o maior contingente em três das cinco regiões do Brasil: Norte (67,2%), Nordeste (59,6%) e Centro-Oeste (52,4%). Apenas no Sul e no Sudeste eles perdem o posto para os brancos, que representam 72,6% e 49,9%, respectivamente.
Já na distribuição por municípios, os pardos são maioria em 58% do território nacional.
Prova de que nunca houve racismo no Brasil. A mídia é os partidos de esquerda inventaram-no. E os “morenos” não interessa pra eles porquê não se consideram discriminados. É muita palhaçada e inutilidade juntas é o que acontece, na verdade.