Apesar de o nível da água ter baixado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o local continua alagado desde 3 de maio. As operações de voos comerciais foram transferidas para a Base Aérea de Canoas, na Grande Porto Alegre. A solução surgiu como maneira de mitigar o caos logístico causado pelas enchentes.
A concessionária Fraport informou que a reabertura do aeroporto está prevista para 10 de agosto, como consta no Notam (aviso ao aviador, em tradução livre), emitido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O setor arrozeiro também se mobilizou para ajudar na drenagem das áreas alagadas. Bombas foram cedidas para auxiliar na retirada da água acumulada, ao entrar em operação no aeroporto em 25 de maio, conforme a Federarroz.
Em nota, Alexandre Velho, presidente da entidade, afirmou que o setor arrozeiro, “através da experiência e dos equipamentos que possui”, se prontificou a contribuir com a sociedade gaúcha na drenagem das águas.
Áreas ainda alagadas
A concessionária Fraport conseguiu acessar a pista do Aeroporto Salgado Filho recentemente, mas “muitas áreas” ainda estão alagadas. A empresa destacou que a água já saiu da parte interna do terminal e que a equipe está focada na limpeza e avaliação dos danos.
“Nossa expectativa é que, na próxima semana, consigamos iniciar os testes técnicos e de solo para avaliar o impacto na pista”, informou a concessionária.
Mesmo com a redução da enchente, áreas externas e de acesso ao terminal continuam alagadas. A Avenida dos Estados e o pátio do aeroporto ainda apresentavam pontos de inundação na manhã desta sexta-feira, 31.
Carros de locadoras próximas ao aeroporto foram atingidos pela água barrenta, conforme observado a partir de uma passarela externa.
Concessionária de aeroporto pede estudo de reequilíbrio financeiro
Com a crise, a Fraport pediu para a Agência Nacional de Aviação Civil estudar o reequilíbrio econômico-financeiro do seu contrato. A informação foi negada pela empresa, mas confirmada pela agência reguladora.
“A Anac recebeu na terça-feira 21 o pedido da Fraport Brasil para avaliação de reequilíbrio econômico-financeiro com vistas à recomposição de perdas decorrentes da inundação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, depois das fortes chuvas que acometeram o Rio Grande do Sul”, informou o órgão, em nota.
A concessionária Fraport trabalha para retomar as atividades normais, enquanto voos são redirecionados para a Base Aérea de Canoas. A situação causou sérias dificuldades no transporte de pessoas e mercadorias no Estado.