O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, alcançou o menor nível desde o pico da inundação. No dia 5 de maio, o nível do lago estava em 5,35 metros no cais Mauá, e agora registra 4,53 metros.
🌊 Nível do Guaíba
— Ceic Porto Alegre (@CEIC_POA) May 18, 2024
📏 Cais Mauá
Cota atual: 4,53m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m
Informação obtida às 5h15 por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Estudos recentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul preveem que Porto Alegre vai enfrentar pelo menos mais dez dias de inundação.
As análises revelam que o nível do Lago Guaíba, que já superou 4 metros, deve se manter elevado até, no mínimo, 25 de maio. A cota de segurança para inundações do Guaíba é de 3 metros.
Em 1941, uma enchente histórica fez o Guaíba subir 4,76 metros, e levou 31 dias para que o rio voltasse ao seu nível normal.
Água do Guaíba segue para a Lagoa dos Patos
A água flui em direção à Lagoa dos Patos, aumentando as inundações em locais como Rio Grande e São José do Norte antes de desaguar no Oceano Atlântico. Na quinta-feira 16, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre a continuidade do aumento dos níveis da lagoa.
Espera-se que o nível da Lagoa dos Patos permaneça acima de 4 metros até o início da próxima semana e continue superior à cota de inundação de 3 metros pelo menos até o fim do mês, devido à previsão de mais chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o norte do Rio Grande do Sul terá chuvas isoladas e leves neste sábado por causa de uma frente fria. Nas outras áreas do estado, não há previsão de chuva, e as temperaturas máximas devem chegar a 16ºC em Porto Alegre.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste