O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), chegou a 3,5 metros às 5h15 desta terça-feira, 4. Segundo autoridades do Estado, essa medida está abaixo da cota de inundação, que é de 3,6 metros.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a previsão é de queda lenta e gradual do nível do lago nos próximos dias.
Recuperação de Porto Alegre
Depois de mais de duas semanas de esforços, Porto Alegre tenta se recuperar da enchente histórica com uma força-tarefa que atua nos bairros mais afetados. As equipes que trabalham para limpar a cidade são compostas de 800 garis. Cerca de 300 equipamentos, incluindo caminhões e retroescavadeiras, são usados pelos profissionais.
Desde o dia 6 de maio, mais de 27 mil toneladas de resíduos foram removidas das ruas. O Lago Guaíba, que havia atingido níveis alarmantes, apresentou-se nesta terça-feira, 4, com uma altura de 3,5 metros na Usina do Gasômetro, abaixo da cota de inundação de 3,6 metros.
Previsão de novos alertas
De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, a previsão é que o nível do lago continue a baixar lentamente nos próximos dias. Essa redução gradual é atribuída aos altos volumes dos rios afluentes, que ainda apresentam níveis elevados, além da possibilidade de oscilações devido ao vento.
Os rios Jacuí e Sinos continuam com níveis altos, enquanto os rios Taquari e Caí apresentam níveis moderados. “O nível do Guaíba pode alcançar novamente a cota de alerta no final da semana”, informou o IPH.
Apesar das previsões, a situação ainda requer atenção e monitoramento constante.
Não é lago. É rio. Lago e lagoa não recbem águas de bacias fluviais e não mandam as suas para o mar. Fui rever meus livros do Ginásio, década de 1960 e lá estão conceitos que estão sendo substituídos por narrativas de esquerda. Se a Oeste quiser ver é só olhar as edições antigas o Aurelião (1967) e A Enciclopéia da Globo (1964). Colocar planos de contenção de águas é diferente para rio e para lago é outro tipo de engenharia.