O nível do Lago Guaíba subiu 20 centímetros em 12 horas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O aumento foi registrado entre a noite de domingo 23 e a manhã desta segunda-feira, 24, conforme dados do Sistema Geológico do Brasil (SGB).
A medição das 19h de ontem mostrava que o lago estava a 3,2 metros. Às 7h de hoje, o nível subiu para 3,4 metros em Porto Alegre. Apesar da elevação rápida, o nível do Guaíba ainda está abaixo da cota de inundação, que é de 3,6 metros.
Bom dia, Porto Alegre. @EPTC_POA informa que a av. Guaíba foi bloqueada por acúmulo de água, devido a subida do Guaíba.
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) June 24, 2024
🌊 Nível do Guaíba – 6h15
📏 Usina do Gasômetro
Cota atual: 3,41
Cota de Alerta: 3,15m
Cota de Inundação: 3,6m
Segundo o SGB, levaria cerca de dois dias e 11 horas para o lago atingir a marca nas condições meteorológicas atuais.
Guaíba está acima da cota de alerta desde a úlima quinta-feira
O nível do Lago Guaíba ultrapassou a cota de alerta na Usina do Gasômetro. Na medição da quinta-feira 20, o nível do lago estava em 3,23 metros. Autoridades informam que a cota de alerta é de 3,15 metros e a de inundação é de 3,60 metros.
Com a previsão de chuvas contínuas, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de inundação para os principais rios do Estado, incluindo Taquari, Caí, Sinos e Jacuí, que já estavam acima da cota em algumas regiões.
Previsão meteorológica para Porto Alegre
Meteorologistas da Climatempo preveem céu nublado na Região Metropolitana de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira, com possibilidade de pancadas de chuva. A tendência é que o tempo melhore ao longo do dia, firmando-se à noite.
Na quarta-feira 26, são esperados temporais durante todo o dia. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas de chuva forte para a Serra Gaúcha, com possibilidade de raios e granizo ainda nesta segunda-feira.
O Rio Jacuí também está sob alerta para elevação do nível, o que pode causar inundações em áreas como Cachoeira do Sul.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste