O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou a ultrapassar a cota de alerta na Usina do Gasômetro. De acordo com a medição mais recente, o nível do lago está em 3,23 metros. Autoridades informam que a cota de alerta é de 3,15 metros e a de inundação é de 3,60 metros.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Com a previsão de chuvas contínuas, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de inundação para os principais rios do Estado, incluindo Taquari, Caí, Sinos e Jacuí, que já estão acima da cota em algumas regiões.
Estragos em Porto Alegre
A chuva que atinge Porto Alegre desde a madrugada da última quarta-feira, 19, já causou alagamentos na cidade, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ontem, foram registradas 66 ocorrências, com 59 bloqueios de vias por acúmulo de água.
Os bairros São Geraldo e Humaitá, na zona norte, são os mais afetados. Há relatos de que a água invadiu casas na Vila Farrapos, perto da Arena do Grêmio. Na segunda-feira 17, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para áreas ribeirinhas, em virtude do risco de inundações, válido até esta quinta-feira 20.
Situação crítica no Rio Grande do Sul
Até o momento, 177 mortes foram registradas devido à maior catástrofe climática já ocorrida no Rio Grande do Sul. Trinta e sete pessoas ainda estão desaparecidas.
E o Paulo Pimenta, o que fez até agora?