O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, superou novamente a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira, 3, perto da Usina do Gasômetro, na região central da capital do Rio Grande do Sul. Chegou a 3,85 metros às 6h15, aumento de 42 centímetros nas últimas seis horas.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os pontos alagados da cidade estão as avenidas Praia de Belas, Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.
Guaíba ficou abaixo da cota de inundação no fim de semana
No sábado 1°, o nível do Guaíba ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês, chegando a 3,57 metros às 6h30 e a 3,55 metros às 8h15.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O nível na região do Gasômetro se tornou, na última semana, a nova referência oficial para acompanhar a água do rio, antes aferida no Cais Mauá (onde a cota de inundação era de 3 metros, e o de alerta, 2,55 metros). O novo parâmetro foi estabelecido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Números da tragédia
O número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 172 na manhã deste domingo, 2, quando a Defesa Civil do Estado confirmou mais um óbito. Outros dois foram registrados neste sábado, 1°, depois de uma semana sem aumento de mortes.
Ainda há 42 desaparecidos, e mais de 617 mil pessoas continuam fora de suas casas — cerca de 13 mil a menos do que o registrado no início da semana passada.