A Força-Tarefa das Águas perfurou 51 poços tubulares movidos a energia solar no primeiro trimestre de 2022. As estruturas beneficiam produtores rurais de municípios pernambucanos. Criada em 2019, a iniciativa do governo federal já ajudou quase 1 milhão de brasileiros com 47 mil novos sistemas instalados em toda a região Nordeste e parte de Minas Gerais.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) perfurou os poços nos municípios pernambucanos. Ao longo do primeiro trimestre deste ano, foi investido R$ 1,5 milhão nessas instalações. De acordo com o governo federal, mais 600 mil moradores da região devem ser impactados pela Força-Tarefa das Águas até o fim de 2022, “totalizando 1,5 milhão de brasileiros beneficiados”.
Os municípios pernambucanos que receberam os poços tubulares movidos a energia solar no primeiro trimestre de 2022 são: Água Preta, Arcoverde, Betânia, Bonito, Brejo de Madre de Deus, Buíque, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Catende, Cedro, Chã de Alegria, Ibimirim, Lagoa do Itaenga, Machados, Orocó, Palmares, Palmeirina, Panelas, Parnamirim, Pedra, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Lourenço da Mata, Serrita, Sertânia, Solidão, Triunfo, Tupanatinga, Verdejante e Vitória do Santo Antão.
“Até aqui já levamos água, por meio de poços tubulares, a 33 municípios pernambucanos apenas em 2022, beneficiando mais de 3 mil famílias”, diz Aurivalter Cordeiro, superintendente regional da Codevasf. “Essa é uma ação que a Codevasf seguirá realizando, pois é uma maneira de garantirmos ao agricultor água para a dessedentação animal e, em alguns casos, até capacidade de ter pequenas hortas para consumo da família.”
Além da Codevasf, os ministérios do Desenvolvimento Regional, Saúde, Cidadania e Defesa encabeçam a Força-Tarefa das Águas.
Leia também: “A lenda da agropecuária como vilã da crise hídrica”, reportagem de Sabrina Nascimento para a Edição 79 da Revista Oeste
Parafraseando Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira: “Quando o verde dos teus óio’ Se espaiar’ na prantação”… Bravo, PR Jair Bolsonaro !!!
Esse é o retrato do governo q trabalha em prol de seu país.
Grande iniciativa! Melhores condições de vida, aperfeiçoamento de tecnologia muito valiosa e diminuição de influência política mal-intencionada!
Tem um erro nessa manchete aí. O poço NÃO é perfurado com equipamentos movidos por energia solar, são caminhões com perfuratrizes que exigem muita potência para isso. O que é movido por energia solar é o sistema de recalque do poço, aí sim, pode-se utilizar esse método, porém se consegue com isso pequenas vazões, justamente por falta de potência fornecida pelas placas solares. Isso é coisa antiga, conheço alguns por aqui na minha região há mais de 15 anos. Abastece residências de pequenas comunidades rurais.
A questão é: com qual frequência foi realizada em cada governo?
E onde vc mora?
Tenho certeza que essas boas notícias não passam na Globolixo nem na CNN lacradora.
Fdp e NÃO fds.
ESTÃO comprando a tudo e a todos na tentativa de voltarem às tetas das estatais, ministérios e etc.
Desgovernos estaduais continuam assaltando no ICMS a v0ntade
Renan canalheiros fala em NÃO disputar a presidência do senado. O fds tá contando que o filho canalheirinho ganhe para o senado e seja o presidente. Pensou ter canalheiros em dose dupla no senado, sendo um presidente e o outro chefe do governo?
Tá, e os coitadinhos dos sarneys, collor de melo, freire, calheiros e demais ratos, vão viver do que agora???? Espero que os queridos moradores do nordeste saibam votar esse ano para dar uma limpadinha no congresso. Contamis com vocês
* contamos com vocês