Neste fim de semana, o Sudeste do Brasil será impactado por uma nova frente fria. Esse fenômeno trará chuvas significativas e uma queda de até 10ºC nas temperaturas. No entanto, nem toda a região será afetada de maneira uniforme. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 19.
Uma nova frente fria que se forma no Sul do país provocará tempo instável e queda de tempestades nos próximos dias. Nesta quinta-feira, por exemplo, pancadas de chuva com raios atingiram o sul do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, 20, o sistema avançará, de maneira a trazer chuvas moderadas a fortes para Santa Catarina e Paraná.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A partir da noite desta sexta-feira até a madrugada deste sábado, 21, a frente fria alcançará o norte do Paraná e seguirá em direção a São Paulo, que registrou uma frente fria no último fim de semana.
Durante a passagem da frente fria anterior, os maiores volumes de chuva concentraram-se no litoral sul de São Paulo, onde os acumulados chegaram a até 80 mm. No restante do Estado, as chuvas foram fracas, com acumulados de até 20 mm. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, os volumes foram em torno de 5 mm.
A combinação de chuva e uma massa de ar frio trouxe alívio para o calor em áreas de São Paulo, especialmente em Presidente Prudente, Assis, Itapetininga e na região metropolitana da capital. Contudo, o calor intenso continua no interior paulista e na maior parte de Minas Gerais.
Nesta sexta-feira, o interior de São Paulo e o oeste de Minas Gerais podem registrar temperaturas de até 40ºC, enquanto a capital paulista pode atingir 34ºC durante a tarde.
Frente fria atinge o Sudeste
A frente fria, que avançará pelo Sudeste no fim de semana, será mais abrangente e causará chuvas mais expressivas. No sábado, o sistema formará nebulosidade em todo o Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais, com chuvas mais amplas no Estado paulista.
Volumes de chuva mais expressivos são previstos para o Vale do Paraíba, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com acumulados em torno de 20 mm, superiores aos registrados no fim de semana anterior.
Os maiores volumes de chuva ainda são esperados para o litoral sul de São Paulo, com possibilidade de ultrapassar 50 mm localmente.
O sistema também trará uma nova queda nas temperaturas no leste e no litoral paulista, no território fluminense e no sul de Minas Gerais. Embora não muito expressiva, essa queda aliviará o calor nessas regiões.
As temperaturas máximas na capitais paulista e fluminense deverão girar em torno de 24ºC, no sábado, o que representa uma queda de aproximadamente 10ºC.
Embora essa frente fria seja mais abrangente que a anterior, ela ainda não romperá o bloqueio que impede a formação de chuvas na região central do país, o que inclui o Alto Paranaíba e o noroeste de Minas Gerais.
No entanto, seu avanço indica um enfraquecimento dessa situação, que pode ser finalmente resolvida em outubro, com o retorno das chuvas e a resolução da seca histórica que atinge 70% dos municípios brasileiros.
Confira a previsão do tempo para as capitais, nesta sexta-feira:
Norte:
- Rio Branco: céu nublado com pancadas de chuva isoladas;
- Macapá: sol entre nuvens, sem previsão de chuva;
- Manaus: chuvas isoladas e calor durante o dia;
- Belém: sol e aumento de nuvens, com chuvas à tarde;
- Porto Velho: chuva rápida durante a tarde e noite; e
- Boa Vista: predomínio de sol, sem previsão de chuva;
Nordeste:
- Maceió: céu nublado com possibilidade de chuvas rápidas;
- Salvador: sol entre nuvens, sem chuvas significativas;
- Fortaleza: céu limpo e calor intenso;
- São Luís: sol e aumento de nuvens pela tarde;
- João Pessoa: possibilidade de chuvas rápidas pela manhã;
- Recife: sol com chuvas esparsas ao longo do dia;
- Teresina: céu limpo e temperaturas elevadas;
- Natal: sol com nuvens esparsas, sem previsão de chuvas; e
- Aracaju: predomínio de sol e calor, sem chuvas previstas.
Centro-Oeste:
- Brasília: céu claro, com baixa umidade do ar;
- Goiânia: céu limpo, baixa umidade e calor intenso;
- Cuiabá: sol com algumas nuvens, possibilidade de chuvas isoladas;
- Campo Grande: poucas nuvens, sem previsão de chuva; e
- Palmas: céu claro, muito calor durante o dia.
Sudeste:
- Vitória: céu parcialmente nublado, sem chuvas significativas;
- Belo Horizonte: sol com algumas nuvens e temperaturas elevadas;
- Rio de Janeiro: sol com pancadas de chuva no fim da tarde; e
- São Paulo: chuva ao longo do dia, especialmente à tarde.
Sul:
- Curitiba: céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas;
- Porto Alegre: chuva intensa durante o dia; e
- Florianópolis: chuva isolada e trovoadas, com temperaturas amenas.
como essa notícia de setembro vem no email de outubro e ainda com “mais lidas da semana”? Previsão do tempo antiga!