As temperaturas em São Paulo devem cair drasticamente a partir do sábado 24, com mínimas de 7°C na região metropolitana e 2°C na Serra da Mantiqueira, onde há previsão de geada. O frio deve persistir até o início da semana.
Essa mudança ocorre devido à chegada de uma frente fria do Sul do Brasil, que trará pancadas de chuva ao Estado. Diante dessa previsão, a Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou a abertura do Abrigo Solidário para atender pessoas vulneráveis às baixas temperaturas.
O abrigo será montado na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo, a partir do sábado. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Defesa Civil.
O abrigo poderá acolher até cem pessoas por noite, e também receberá os pets dos abrigados, fornecendo água e ração. Haverá colchões, cobertores, refeições gratuitas (jantar e café da manhã) oferecidas pelo Programa Bom Prato Móvel, e banheiros químicos.
A SEDS contribuirá com a triagem e oferecerá mais 100 vagas em seu abrigo na Praça da Sé, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e famílias com crianças.
O frio em São Paulo
Para a Serra da Mantiqueira, as mínimas serão de 2°C; no Vale do Ribeira e em Itapeva, 5°C; na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, 7°C; em Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara, 9°C; no Litoral Norte, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, 10°C; no Vale do Paraíba, 11°C; e na Baixada Santista, 12°C.
A Defesa Civil do Estado também orientou as Defesas Civis Municipais a desenvolverem ações de acolhimento em suas cidades devido às baixas temperaturas previstas.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil alerta que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre pessoas em situação de rua, crianças e idosos. A baixa umidade do ar também pode aumentar a incidência de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.
Para minimizar esses riscos, a Defesa Civil recomenda que a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.
O uso de aquecedores deve ser feito com cuidado, evitando deixá-los ligados durante toda a noite. Não improvise aquecedores com fogueiras, fogões ou similares, pois podem causar incêndios.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste