Novembro chegará ao fim com instabilidades climáticas no Brasil. Conforme a previsão do tempo, boa parte das capitais estaduais vai ter de enfrentar pancadas de chuva e trovoadas no decorrer desta quinta-feira, 30.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Durante a manhã, por exemplo, as chuvas vão cair em 13 das 27 capitais espalhadas pelo país. As precipitações vão ocorrer em Campo Grande, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís e Fortaleza. A mesma condição climática está, a saber, prevista para as quatro capitais do Sudeste.
Leia mais:
Dessas, seis cidades vão contar com o combo pancadas de chuva e trovoadas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso se dará nas capitais dos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Amazonas e Roraima.
Fim de novembro: pancas de chuva e trovoadas à tarde e à noite
Para o período vespertino, Vitória e Fortaleza deixarão de registrar acumulados de água. Em contrapartida, mais quatro capitais entram para a rota das chuvas neste último dia de novembro: Cuiabá, Goiânia, Brasília e Palmas.
Os trovões também se farão presente durante a tarde. O fenômeno surgirá, de acordo com a previsão do tempo do Inmet, em pelo menos nove capitais:
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Campo Grande;
- Goiânia;
- Brasília;
- Palmas;
- Rio Branco;
- Porto Velho; e
- Manaus.
Pouca mudança na previsão do tempo para a última noite de novembro de 2023. De acordo com a meteorologia, as pancadas de chuva e as trovoadas seguirão presentes em boa parte do Brasil.
No comparativo com a tarde, Boa Vista será a única capital a deixar de contar com chuvas. Curitiba, no entanto, deverá registar precipitações.
As trovoadas vão ocorrer sobre todas as capitais do Centro-Oeste. Por fim, os trovões também terão vez sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Palmas, Rio Branco, Porto Velho, Manaus e Macapá.
Apesar de contar com chuvas durante a tarde e a noite, Cuiabá será a capital mais quente do dia. A previsão do tempo indica temperatura máxima de 39ºC na cidade de Mato Grosso. Com mínima de 18ºC, Curitiba será a mais fria.
Leia também: “Um assunto nebuloso: cancelar pessoas evidencia a fraude climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste