O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou quatro alertas de tempestades e ventos fortes para a Região Sul nesta sexta-feira, 24. As chuvas podem acumular 60 mm em uma hora e até 100 mm ao longo do dia, com possibilidade de queda de granizo.
Os avisos para a manhã de hoje correspondem à metade norte do Rio Grande do Sul, quase todo o Estado de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Inmet também divulgou um alerta de perigo de ventos costeiros que afetam o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Existe o risco de intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, o que pode levar à movimentação de dunas de areia sobre as construções na orla.
Alertas adicionais e situação atual
Além disso, foi emitido um sinal de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com previsão de acumulado de 50 mm durante o dia, e de vendavais na região oeste do Estado.
Na quinta-feira 23, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos para várias regiões devido ao risco de chuva forte e inundações. No início da madrugada, o órgão pediu a evacuação dos moradores de um bairro em Cruzeiro do Sul, no Vale de Taquari, devido à possibilidade de deslizamento de terras.
Impacto das chuvas e prejuízos
As intensas chuvas que têm atingido o Estado gaúcho desde o início do mês resultaram em danos para 469 dos seus 497 municípios. Até ontem, foram confirmadas 163 mortes em decorrência dos temporais. O nível dos rios voltou a subir em algumas áreas, e em Porto Alegre, bairros que anteriormente não haviam sido inundados sofreram alagamentos no último dia.