O ano letivo em 2022 começa com uma novidade para os alunos do ensino médio: a nova grade curricular para os estudantes.
Instituído por Medida Provisória de 2016, convertida em lei federal no ano seguinte, o novo ensino médio brasileiro deve entrar em vigor a partir da semana que vem.
A norma impõe um aumento da carga horária — das atuais 800 horas mínimas para mil horas, com previsão de aumento progressivo nos próximos anos — e uma grade curricular com disciplinas optativas em que os alunos poderão se aprofundar mais em áreas como matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.
O que antes poderia ser visto como uma preparação para o ensino superior vai passar a ter um olhar voltado ao mercado de trabalho. Isso porque a etapa de ensino será integrada a cursos técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área específica.
Neste primeiro ano, as mudanças só valem para a primeira série do ensino médio. Assim, gradualmente, só em 2024 todas as três séries estarão sob a nova proposta.
Precisamos de mão de obra de técnicos de nível médio em todas as áreas. Isso é bom para os jovens que podem cuidar de sua independência financeira e bom para o mercado que é carente de profissionais especialistas. O nível superior foi vendido erroneamente para as famílias como se fosse o caminho certo, porém vemos hoje no que resultou, ou seja, diplomados que não são capazes de se inserir no mercado por absoluta falta de experiência e conhecimento do trabalho prático, sem falar que já estão “”velhos”” para se sujeitarem a “carregar” o piano. Medida acertada portanto!
Concordo com o Danton, mas vejo com bons olhos a mudança: viés para profissionalização.
Há no Brasil um problema estrutural de software (professores e corpo discente DOUTINADOS/DOUTRINADORES)….e não de hardware (instalações físicas).
Então fazemos leis e investimentos, mas TUDO SE PERDE em virtude da “resistências” desses canalhas que brincam de politica usando nossos jovens como massa de manobra…
são PIORES QUE TRAFICANTES DE DROGA!
Destroem todo esforço de investimentos (governo e familia) nos alunos e suas vidas futuras, ao aceitam as besteiras que esses professores versam nas salas de aula, terão a vida profissional e financeira prejudicada.
PAPAIS E MAMÂES….participem da vida escolar de seus filhos, principalmente no COLEGIAL!
Ou vocês terão um filho problema com 16- 18 anos
Perfeito!!