J.R. Guzzo
(Publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 12 de dezembro de 2021)
A lei brasileira proíbe a invasão de terras, com todas as suas letras, artigos e parágrafos; até agora, em 132 anos de República, ainda não apareceu nenhum jurista que tenha sido capaz de descobrir uma exceção, mesmos nos confins mais remotos da legislação, que permita a alguém invadir alguma terra que não lhe pertence e ficar ali de boa, com direito a não ser incomodado. Pode ser área rural. Pode ser área urbana. Não faz diferença: é proibido invadir. A Constituição estabelece que no Brasil existe a propriedade privada e que o Estado tem a obrigação de proteger a sua existência; não há nenhuma dúvida quanto a isso. Também não há dúvida que é um direito constitucional do cidadão receber essa proteção.
A conversa deveria acabar aí. É onde acaba em qualquer país que tenha uma democracia minimamente séria e bem-sucedida, destas que o Brasil civilizado, intelectual e temente às instituições tanto admira. Deveria, mas não acaba; na verdade, é aí que começa. A Constituição, no artigo 5, garante o direito à propriedade privada, mas a justiça brasileira não está de acordo com essa regra. Está sempre ansiosa em se enrolar na bandeira da “função social” da propriedade para decidir em favor da primeira invasão que lhe passar pela frente. É hipocrisia em estado puro. O conceito de “função social”, pela lógica mais elementar, apenas adverte que a propriedade individual não pode causar prejuízo ao interesse comum – não é uma licença para “A” invadir a terra de “B”. A justiça acha que é.
Porque uma área ocupada pelos “movimentos sociais” como o dos “Sem Terra”, e coisa parecida, cumpriria a sua função social melhor do que ela é cumprida na situação em que estava antes – produzindo alimento, gerando emprego, criando renda e pagando imposto? Ninguém está interessado em responder isso. Invadir propriedade alheia, segundo a visão corrente no Brasil de hoje, é “justo”. Pronto: o invasor, pelo fato de invadir, passa a ter razão. O proprietário, pelo fato de ter uma escritura, passa a ser o delinquente.
A última exibição oficial dessa aberração acaba de ser fornecida pelo Supremo Tribunal Federal. As ordens judiciais de despejo contra invasões – sim, ainda há juízes que reconhecem o direito de propriedade no Brasil – ficam suspensas até o mês de março. A desculpa é a “pandemia”. Até março, segundo o STF, há pandemia, e havendo pandemia não se pode cumprir a lei. Não tem pé nem cabeça, é claro. Mas quem fez o pedido foi o Psol – pediu e correu para o abraço. Aí não é preciso explicar mais nada, certo?
Inaceitável! Tudo isso só terá um fim. Guerra civil interna. Só assim o país entrará nos trilhos. Infelizmente o que leva um juiz da mais alta corte tomar uma decisão imbecil dessa? Essa decisão só gera violência, pois, se eu fosse proprietário de qualquer bem, e viesse a ser invadido por brandidos, só teria uma saída, utilizar do DESFORÇO IMEDIATO. Qual seja, retirá-los na bala! Porque no país não tem justiça até março.
Todo mundo gritando aqui e ali e NÃO ACONTECE NADA. Está na cara que o Bolsonaro não tem apoio dos militares, que, se quisessem, colocariam um freio no STF, mas o quê os impede só Deus sabe. Será que acham que é através do voto que vamos mudar isso? E as urnas eletrônicas, alguém confia naquilo? Como pode o Lula ser líder em pesquisas, se não tem sequer coragem de colocar a fuça na rua? Logicamente que espera levar via fraude.
Sei não, essa merda ainda vai explodir!
Quem pode e precisa colocar freio no STF é o Congresso Nacional, mais especificamente o Senado. Não há o que se cobrar ação das Forças Armadas. Mas concordo, se esta situação não mudar logo, essa merda vai explodir sim!
Perceberam como vai virando “normal” e apenas gritamos aqui ou em outros meios digitais!? O Brasil sempre se ajoelhou às barbaridades cometidas por todos os poderes. Tudo vira “normal”.
Desordem, o senado que deveria investigar o STF está lotado de safados, inclusive o maior deles na presidência, o presidente é um banana de rabo preso, e as forças armadas parecem estar com o STF, todas corrompidas. Um país destruído e tomado por quem não quer o bem dele
Agora me digam, o que tem a ver essa porra dessa pandemia com invasões de propriedades públicas ou privadas? Me demonstrem uma qualquer ligação entre essas duas safadezas, por menor que seja. Estão provocando para que alguém perca as estribeiras e acabe por mandar um bocado desses vermelhinhos para o inferno, imagino que só pode ser isso. Para que isso acabe ou diminua, algum sangue terá que correr, não sei de quem, mas vai ter que ser desse jeito, deve ser esse o raciocínio desses canalhas.
O povo deveria invadir o STF e tomar aquele latifúndio improdutivo para si.
Cortesia com chapéu alheio!
Aqui em João Pessoa/PB, no Bairro dos Estados, estamos vivenciando na pele essa situação. Uma suposta cooperativa de material reciclável, liderado por uma militante de comunidade bastante conhecida da periferia da capital, invadiu um galpão da prefeitura no coração do bairro. A AMABE (Associação dos Moradores do Bairro dos Estados) acionou os órgãos fiscalizadores e o Ministério Público Estadual, demonstrando a situação de risco, uma vez que levaram maquinário pesado e realizaram benfeitorias na estrutura do prédio, comprometendo a segurança local. Aliás, não há nada funcionando para o objetivo da “reciclagem”, mas servindo de refúgio de meliantes e tráfico de drogas em pleno dia. Em virtude dessa decisão equivocada do STF, estes grupos invadem locais públicos para locupletarem de outras atividades escusas.
Pq os “MSV” -‘movimento dos sem vergonha’, não invadem as terras dos filhinhos queridos do luladrão, do Ruim Bosta, do Jacques Wagner etc.
Pq o stf, na verdade “pstf” (que tb poderiam ter suas propriedades invadidas), são contra o armamento?!🤨…a resposta está aí.
FORA STF….. FORA ESQUERDALHA COMUNISTA DO INFERNO!!!!! FORA CÂNCER DO BRASIL!!!!
CHUMBO NOS LADRÕES!!!!!!!
Vamos esperar e ver até quando os outros dois poderes ficarão calados
Vamos ver até onde os outros dois poderes vão aturar essa aberração ao cão
Dois dos ministros foram colocados recentemente pelo atual governo, o primeiro é duvidoso, não fez nada comprometedor ainda mas é notadamente fraco, o segundo ainda nem assumiu e talvez seja alguém que não comprometa e seja competente, a história ainda dirá. Porém, existem outros NOVE se arrastando pelos corredores, pessoas comprovadamente incompetentes, incapazes, inaptas, corrompidas, ineficazes, perversas e sujas, e além de tudo foram postos lá por governos claramente fracassados, enlameados em corrupção e toda a sorte de sujeira, meu ponto aqui é bem simples: PORQUE AINDA SE RESPEITA ESSAS NOVE ASSOMBRAÇÕES, PORQUE ACEITAMOS DESPACHOS VINDOS DESTES FILHOTES DO FRACASSO DA NOSSA NAÇÃO, PORQUE AINDA TOLERAMOS ISSO, ATÉ QUANDO???
Ficamos indignados!!!
Mas perseveramos desde 2.013, época em que tínhamos apenas suspeitas desses calhordas.
Hoje sabemos que o nosso maior investimento político, atitude para entrar com o Brasil nos eixos e o executivo governar; o caminho único de apressarmos a reconquista da Nação, a busca do respeito às Leis, a qq constituição que seja – mesmo esta comunista – É A RENOVAÇÃO MÁXIMA DO SENADO FEDERAL.
A regra é respeitar a lei!!!
Assim solucionamos em tempo mais breve questões fundamentais como:
O FIM DO FORO PRIVILEGIADO
A PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
A LAVATOGA
A PEC DA BENGALA.
ELEIÇÕES AUDITAVEIS
Você disse tudo Rogério. Muitos togados representam gente que o país condenou. Gente incompetente e safada. Gente que fala em povo mas roubou e roubará sempre a nossa honradez. Gente do kilate de Lula, Dilma, FHC, Collor…Temer.
Estamos avançando, mesmo votando enganosamente em crápulas que nos traem, como Rodrigo Pacheco .
Que não votemos em Moro que nos traiu. Que não se ressuscite Eunicios, jucas e lulas .Que partidos comunistas q só atrapalham o país e nossas famílias, como Psol, PDT, PCdoB, psdb e PT tenham vida curta após as próximas eleições.
E que a médio prazo tenhamos um STF que preste à nação e não a criminosos lesa-patria.
Já passou da hora de dar um basta nesse ativismo judicial.
Os senhores têm assistido o futebol atualmente com os estádios LOTADOS? Nem vamos falar de Carnaval para o ano que vem. Mas o STF não assiste futebol e nem frequenta Copacabana. A “pandemia” é seu precioso argumento jurisprudencial. Que Pais é esse?
Inacreditável! E os outros poderes, deixam pra lá? E as imprensa?
REPAREM COMO SÃO ‘ORGANIZADINHOS’: BLUSINHA VERMELHA SILKADA, BONEZINHO VERMELHINHO COMBINANDO…
Aliás, vermelho da cor dos comunistas/socialistas…com o ‘martelinho’, a foice e tudo…
ISSO NÃO É MOVIMENTO PORR#&+! NENHUMA! ISSO É UMA QUADRILHA DE BANDOLEIROS DE FACÇÃO CRIMINOSA, ORGANIZADA COM FINS POLÍTICOS E OBJETIVOS ESTRATEGICAMENTE ARQUITETADOS. ESSES BANDOS DEVEM SER DESARTICULADOS, PRESOS PELO EXERCÍTO!
Se entrar na minha chácara eu meto bala, já que não temos justiça.
É um absurdo a postura do Judiciário Brasileiro !! O Brasil inteiro trabalhando durante a pandemia: Hospitais, comercio, industria, produtores de alimentos, prestadores de serviços, etc ! E os bonitões da bala chita do judiciário ? Todos quietinhos confortavelmente em casa. Home office ! E ganhando salários astronômicos !! Até quando teremos que aturar o corporativismo desses Barões do serviço público ?
Infelizmente a Imprensa e o Judiciário sempre foram contra o Brasil…!!! 👁️👁️👁️