O Brasil encerrou sua participação na Olimpíada de Paris neste sábado, 10, com uma medalha de bronze no vôlei feminino, depois de vencer a Turquia por três sets a um. No futebol feminino, o país conquistou a prata ao perder para os Estados Unidos, por um a zero na final.
Com a ausência de mais atletas brasileiros em competição até o fim dos Jogos Olímpicos neste domingo, 11, o Brasil encerrou sua participação no evento com 20 medalhas. Ao todo, atletas brasileiros conquistaram dez bronze e sete prata.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Além disso, o país teve três ouro, todos com mulheres:
- Bia Souza — judô;
- Rebeca Andrade — ginástica artística, solo; e
- Ana Patrícia & Duda — vôlei de praia.
O desempenho na capital francesa ficou abaixo do da última edição. Na Olimpíada de Tóquio, em 2021, o Brasil conquistou 21 medalhas. Na ocasião, foram sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.
No penúltimo dia da Paris 2024, Laura Amaro, no levantamento de peso até 81 kg, terminou em sétimo lugar. Além disso, Isabela Abreu ficou na 16ª posição no pentatlo moderno, não avançando para as finais. Já Ana Paula Vergutz foi eliminada nas semifinais da canoagem de velocidade na categoria K1 500 m, e Valdenice Conceição alcançou a final B na C1 200 m, mas terminou na quinta posição.
Comparação com a Olimpíada da Rio de Janeiro
O desempenho na França supera as 19 medalhas dos Jogos Olímpicos realizados em 2016 no Rio de Janeiro. Contudo, o avanço não se deu em qualidade.
Há oito anos, o Brasil conquistou sete ouros, seis pratas e seis bronzes. Esse desempenho foi um recorde olímpico para o país até então.
Leia também: “A celebração da derrota”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 228 da Revista Oeste
Apesar de tudo, fraca participação. Me baseio que de umas olimpíadas pra cá, ficamos à frente do Canadá e agora…..