O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os dados de previsão do tempo para todo o Brasil, nesta segunda-feira, 10. Na Região Sul, o país encara onda de calor, etiquetada com a cor vermelha e de “grande perigo”, enquanto o Sudeste, o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte encaram tempestade e chuvas intensas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em relação ao alerta vermelho, o único em território nacional, ele vale para áreas do sudoeste rio-grandense, oeste catarinense, centro ocidental rio-grandense, noroeste rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, nordeste rio-grandense e centro oriental rio-grandense. Ao todo, 419 municípios estão dentro da área.
O aviso, vigente até as 20h desta terça-feira, 11, menciona risco à saúde. Isso porque a temperatura deve estar 5°C acima da média.
![Alerta do Inmet para onda de calor](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Alerta-do-inmet-para-onda-de-calor-geral.jpg)
A onda de calor, sob o alerta laranja de “perigo”, também afeta os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ele se estende às regiões serrana catarinense, oeste catarinense, Vale do Itajaí, noroeste rio-grandense, Grande Florianópolis, nordeste rio-grandense, norte catarinense e sul catarinense.
Inmet prevê chuvas mais a norte
![Alerta do instituto para chuvas no Brasil](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Alerta-do-Inmet-para-chuvas-geral.jpg)
No portal do Inmet, o instituto ainda elabora previsões para outras regiões do Brasil. Há uma alerta amarelo de “perigo potencial” de tempestade para as áreas: centro goiano, leste goiano, sul goiano, Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), leste de Mato Grosso do Sul, centro norte de Mato Grosso do Sul, Araçatuba (SP), sudeste mato-grossense, noroeste goiano, nordeste mato-grossense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Marília (SP), Ribeirão Preto (SP), Assis (SP) e Bauru (SP).
Válido até a madrugada desta terça, o aviso é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também pode haver ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
As instruções para os moradores dos locais são as seguintes:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Outros alertas de “perigo” e “perigo potencial” para chuvas intensas se estendem do noroeste paulista, do norte e do noroeste mato-grossense até o norte do Amapá e de Roraima, passando por Tocantins, parte central e norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. Confira as áreas no mapa acima.
Às regiões presentes no alerta laranja, o Inmet faz apenas uma mudança nas instruções. Além de pedir para os cidadãos não usarem aparelhos ligados à tomada, o instituto pede que desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.