A nova onda de calor que chegou à cidade de São Paulo e região metropolitana nesta sexta-feira, 10, fará com que os termômetros cheguem a 37ºC no próximo domingo, 12.
A Defesa Civil emitiu um alerta para as altas temperaturas e destacou que também haverá baixo nível de umidade do ar, menos de 30%. O órgão recomendou que as pessoas evitem a exposição direta ao sol nos horários de pico e umidifiquem ambientes fechados. Também recomendou o consumo de bastante água e o uso de protetor solar.
Nesta sexta-feira, a temperatura máxima de São Paulo será de 30ºC e a mínima de 19ºC. No sábado 11, a temperatura pode chegar a 34ºC, com mínima de 22ºC. A máxima de 37ºC do domingo deve se manter até a próxima quinta-feira, 15.
Governo Tarcísio e Prefeitura de São Paulo tentam remediar o calor
No interior de São Paulo, a previsão do tempo é de 42ºC nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília. A temperatura alcança os 39ºC em São José dos Campos.
Por causa do calor em São Paulo, o governo Tarcísio terá uma tenda com equipes da Defesa Civil e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com bebedouros na Praça da Sé e nas proximidades do Theatro Municipal. A ação está sendo feita a partir desta sexta e segue até a próxima segunda-feira, 13, das 11h às 15h.
A Prefeitura de São Paulo montou tendas de distribuição de água gratuitamente em vários pontos da capital paulista. O foco principal são as pessoas em situação de vulnerabilidade, de acordo com o jornal O Globo.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
A ação ocorre nas praças da República e Marechal Deodoro no centro; em Santo Amaro e na Capela do Socorro na zona sul; em Santana e Vila Marina na zona norte. Na zona leste, a ação ocorre em Guaianases, Itaquera e Mooca. E na Lapa, na zona oeste.
Além da água mineral, a iniciativa também vai distribuir frutas, e ambulâncias estarão próximas para pessoas que precisarem de atendimento médico por causa do calor. Uma equipe também será direcionada para prestar assistência aos moradores de rua com animais de estimação, e potes de água serão oferecidos aos animais.