A onda de calor que teve início no fim de semana, com uma massa de ar quente, eleva as temperaturas em boa parte do Brasil, em contraste com o frio da primeira quinzena de agosto.
O calor deve persistir até a próxima quinta-feira, 22, com potencial para novos recordes de temperatura em várias regiões do país, de acordo com a Climatempo.
Não há previsão de chuvas para o Sudeste nem para o Centro-Oeste nos próximos dias em razão de uma massa de ar seco estacionada sobre essas regiões. Em São Paulo, a umidade do ar fica abaixo de 30%, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Essa condição climática facilita a propagação de queimadas e incêndios, além de aumentar a concentração de poluentes em áreas urbanas, segundo o CGE.
A Defesa Civil de São Paulo tem alertado em publicações no Twitter/X sobre a baixa umidade relativa do ar, recomendando ás pessoas que se hidratem para evitar problemas de saúde e alertando sobre o risco de incêndios em várias áreas do Estado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Onda de calor causa recorde de temperatura em Cuiabá
Em Cuiabá, um recorde histórico já foi registrado. A capital do Mato Grosso atingiu 41°C na quinta-feira 15, conforme medição do Instituto de Meteorologia (Inmet), marcando a tarde mais quente desde 30 de novembro de 2023, quando a temperatura foi de 41,2°C.
Veja a previsão para algumas capitais
- Cuiabá: previsão de 42°C na terça-feira 20. As temperaturas devem se manter altas até o fim do mês, com variação térmica brusca em um único dia. Por exemplo, no dia 28, é esperada uma mínima de 20°C e uma máxima de 43°C.
- Teresina: expectativa de temperatura de 38°C na quarta-feira 21, superando o recorde anterior de 37,4°C registrado em 5 de fevereiro. As altas temperaturas devem prevalecer durante toda a semana.
- Campo Grande: previsão de 38°C na terça-feira 20, com sol e algumas nuvens. A mínima prevista é de 25°C. As temperaturas elevadas devem continuar até o final da semana.
- Goiânia: os termômetros devem marcar 37°C até quinta-feira, 22, e subir para 38°C no dia seguinte. A cidade deve enfrentar dias de calor intenso, com poucas variações na temperatura.
- Rio Branco: a temperatura vai subir ao longo da semana, atingindo o pico de 43°C no sábado 24. A capital do Acre deve enfrentar um dos períodos mais quentes do ano.
- Porto Velho: previsão de recorde de temperatura para a capital de Rondônia, com elevação de temperatura gradativamente de 37°C nesta segunda-feira, 19, para 45°C no domingo 25. A cidade deve se preparar para um aumento significativo no calor.