Uma onda de calor deve chegar ao Brasil na próxima segunda-feira, 11, e permanecer até a sexta-feira 15. Esse será o terceiro evento climático do tipo neste ano e as temperaturas podem ficar até 5ºC graus acima da média em algumas regiões do país.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o site Climatempo, as condições climáticas começam com a formação de ar quente no Chaco Paraguaio, região semiárida do país e no norte da Argentina nesta semana.
Com isso, um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente em algumas regiões do Brasil. O efeito dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o clima seco com aquecimento gradual nas regiões atingidas.
Leia também: “Pancadas de chuva, raios e trovões; confira o clima pelo Brasil”
O clima mais quente deve afetar principalmente o Sul do Brasil. Os termômetros podem registrar temperaturas entre 3ºC e 5ºC acima da média no Mato Grosso do Sul, parte sul do Mato Grosso, Triângulo Mineiro, sul do Rio de Janeiro e boa parte de São Paulo. Embora tenha características de onda de calor, essas regiões não serão afetadas com o fenômeno.
Onda de calor atinge o Sul
Já a região oeste do Sul do Brasil, o sudoeste do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo devem ter onda de calor com temperaturas 5ºC acima da média. A Organização Meteorológica Mundial classifica como onda de calor o período que as temperaturas ficam 5ºC acima da média por 5 dias seguidos.
+ Leia mais notícias de Previsão do Tempo em Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta a população a tomar alguns cuidados durante a onda de calor, como manter o corpo hidratado e evitar exposição ao sol das 10h às 16h. O órgão também orienta para o uso de protetor solar e de roupas mais leves. O calor extremo pode causar exaustão e insolação, com náuseas e tontura, nesses casos a orientação é procurar ajuda médica.