A SPTrans, empresa de transporte público ligada à prefeitura de São Paulo, iniciou, nesta terça-feira, 18, uma campanha contra “pernas abertas” nos ônibus da capital paulista.
Os coletivos já receberam cartazes com a seguinte mensagem: “Respeite o Espaço das Outras Pessoas: Não ocupe mais de um assento no ônibus. Respeitar o espaço de quem viaja ao seu lado é um ato de cidadania”.
A ação estará nos quase 13 mil veículos que operam na capital, até 30 de abril. Segundo a prefeitura de São Paulo, a “medida está sendo bem recebida”.
Pernas abertas x machismo
Homens que sentam de pernas abertas em locais públicos estão sendo acusados de machismo, conforme noticiou Oeste. O ato, que supostamente seria fruto da “sociedade patriarcal”, já tem um nome: manspreading. O termo surgiu em 2013, na rede social Tumblr, mas ganhou força quatro anos depois, na Espanha, que chegou a criar uma campanha de conscientização contra as pernas abertas em ônibus e metrôs.
No Brasil, o assunto se tornou alvo de debate nas redes sociais, depois de O Globo publicar uma reportagem sobre o assunto. O jornal ouviu mulheres incomodadas com a prática. “Às vezes, peço licença, e continuam do mesmo jeito”, relatou uma entrevistada. “Nunca sabemos como vão reagir.” “De tanto passar por essa situação, evito viajar ao lado de homens”, disse uma estudante.
Segundo uma especialista em gênero consultada pelo jornal, “ações publicitárias maciças” são uma alternativa para lidar com isso. A professora citou as campanhas feministas “Não é não!” e “Chega de ‘fiu fiu’” como iniciativas importantes no Brasil para coibir “posturas abusivas masculinas”.
Preoconceito contra obesos (alguns dos quais são assim por questões endocrinas e não por comer mais do que os outros) e até mesmo contra POBRES, pois a maioria dos gordos no Brasil são pobres, no melhor estilo Sancho Panza.
MAIS UMA PAPAGAIADA TOLA DE QUEM NÃO TEM PERSONALIDADE…
Excelente medida!
Eu mesmo que sou homem, já me incomodei muito com os folgados que sentam de pernas abertas.
Já tive que dar bronca em cara espaçoso.
Essa medida também se aplica aos obesos e OBESAS?
BOA PERGUNTA
MUITA PACIÊNCIA…
É o fim da picada! Instintivamente, se estamos sentados em um banco onde cabem outros, normalmente já cedemos espaço. Acredito ser mais uma das imposições desse novo normal.
VERDADE MESMO
O NEGÓCIO DESSE PESSOAL É PERSEGUIR TODA E QUALQUER CARACTERÍSTICA MASCULINA…
PRA ELES, MACHO BOM
É MACHO EFEMINADO…