Um vídeo de uma câmera de monitoramento registrou o momento exato em que um ônibus escolar com 26 estudantes, entre crianças e adolescentes, despencou em um rio na cidade de Aurora, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
A Polícia Militar revelou que o motorista havia consumido álcool antes de assumir a direção do veículo.
O acidente, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 12, deixou duas crianças feridas: um menino, que sofreu suspeita de trauma cranioencefálico, e uma menina, que teve um corte na cabeça. Além disso, outras crianças tiveram hipotermia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os feridos foram levados ao Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, e já receberam alta.
20h:40(Sexta) – Aurora:
— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) July 12, 2024
Ônibus escolar cai dentro do rio em Aurora(Alto Vale-SC). Duas crianças de feriram. pic.twitter.com/HVcWCQmNhX
Motorista do ônibus estava alcoolizado
No ônibus, estavam o motorista e 26 passageiros com idades entre seis e 18 anos. Todos foram resgatados em segurança, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar relatou à NSC TV Blumenau que o motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou a presença de 0,14 miligramas de álcool por litro de ar expelido.
Embora esse índice não configure crime, ele comprova o consumo de bebida alcoólica, uma infração gravíssima que pode resultar em multa e até na suspensão da habilitação para dirigir.
Leia também: “Santa Catarina tem frio intenso, e sensação térmica chega a -26,9°C”
De acordo com a legislação, o limite permitido no teste do bafômetro é de 0,04 mg/l; qualquer valor entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l é considerado infração gravíssima, e acima disso, crime de trânsito.
A prefeitura de Aurora anunciou que vai abrir um processo administrativo contra o motorista, que é funcionário efetivo da administração municipal. A Polícia Civil também está conduzindo uma investigação sobre o incidente.