A Polícia Militar (PM) de São Paulo retomou a Operação Escudo na Baixada Santista. A ação se dá depois do sumiço do soldado Luca Romano Angerami na madrugada do último domingo, 14, no Guarujá (SP).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A retomada das ações foi anunciada pelo porta-voz da PM, Emerson Massera. Ele falou sobre o assunto durante entrevista à TV Bandeirantes.
“A Operação Escudo já foi retomada com todo rigor”, afirmou Massera. “A tendência é que ela seja ainda mais reforçada. Não descansaremos enquanto os responsáveis por esse crime sejam identificados e respondam efetivamente por ele.”
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou o reforço do policiamento na Baixada Santista na última segunda-feira, 15, depois do desaparecimento do soldado. “Cerca de 250 policiais foram deslocados para reforçar o policiamento na região e auxiliar nas buscas.”
Soldado da Polícia Militar está desaparecido
O soldado do 3º Batalhão da PM Luca Romano Angerami está desaparecido desde o último domingo. O homem foi visto pela última vez no sábado 13, no Guarujá.
A SSP, que investiga o caso, confirmou que o carro de Angerami foi encontrado abandonado na Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Entenda as operações da Polícia Militar na Baixada Santista
A Operação Escudo foi deflagrada em julho de 2023 e se estendeu até setembro. As medidas foram uma resposta ao assassinato do soldado da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Patrick Bastos Reis. Os suspeitos pela morte de Reis, que aconteceu na noite do dia 27 de julho, foram presos dias depois.
Outro trabalho de controle foi realizado pela PM depois da morte do policial Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro de 2024. O PM foi brutalmente assassinado durante ação numa favela na periferia de Santos. O momento em que o criminoso atira em Cosmo foi capturado pela câmera que estava no ombro do oficial. A nova incursão da PM na Baixada Santista, depois desse episódio, foi nomeada de Operação Verão.
Cerca de 56 pessoas foram neutralizadas pela PM entre de 3 de fevereiro a 1º de abril.
Leia mais: “Moro rebate Zeca Dirceu: ‘Cadeia é coisa do teu pai’”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Anderson Scardoelli