O mês de março será marcado por chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de pancadas de chuva e grandes acumulados de água. Até o próximo dia 11, os volumes podem ultrapassar 60 mm em grande parte do país.
Para o Inmet, isso ocorre em razão da combinação do calor e da alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta última se caracteriza por uma banda de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial. Ela deve influenciar as instabilidades no centro-norte do Brasil e provocar as chuvas.
Previsão para até 11 de março, por região
A chuva não dará trégua. Na Região Norte, a previsão é de pancadas, que ultrapassará os 50 mm em praticamente toda essa área do país. Isso deve ocorrer, principalmente, em partes do Amazonas, do Pará, do sul de Roraima e do norte do Tocantins.
Em todas, pode haver raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Contudo, no norte de Roraima, não há previsão de chuvas.
Na Região Nordeste, pancadas de chuva atingem o centro-norte. Elas podem ser localmente fortes, com volumes superiores a 70 mm.
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuvas maiores que 70 mm, mais fortes no centro-sul de Minas Gerais, no noroeste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e em Goiás. Para todas elas, há a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas, em virtude da convergência de umidade.
Na Região Sul, pancadas de chuva irão ocorrer no nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no oeste do Paraná. Os acumulados podem ultrapassar os 70 mm por causa do avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano.
Previsão de 12 a 20 de março
Conforme o Inmet, na segunda semana, de 12 a 20 de março, há chances de chuva que ultrapassam 70 mm em grande parte do país.
Na Região Norte, podem ocorrer acumulados maiores que 50 mm, principalmente em áreas do Amazonas, do Acre, de Rondônia, do Amapá, do sul do Pará e do Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30 mm.
Leia também: “Previsão do tempo: semana começa com alertas de chuvas intensas”
Já na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 80 mm. Elas devem se concentrar em áreas do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande Norte, do oeste e do sul da Bahia, além da costa leste e do sertão da Paraíba e de Pernambuco.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuvas em todos os Estados. Contudo, as instabilidades podem ser mais fortes em áreas de Mato Grosso, do Distrito Federal, de Goiás, do centro-norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo.
Na Região Sul, o Inmet prevê chuvas maiores que 50 mm em todos os Estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul gaúcho.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste