A Paralimpíada de Paris terminou neste domingo, 8, com um recorde para o Brasil. O país ficou entre os cinco primeiros no quadro de medalhas pela primeira vez, com 89 pódios no total. Esta é a maior conquista brasileira na história dos Jogos Paralímpicos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Brasil conquistou 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. A Holanda ficou logo atrás com 26 ouros (4º lugar), os Estados Unidos com 36 ouros (3º lugar), a Grã-Bretanha com 49 ouros (2º lugar) e a China, que dominou o quadro de medalhas, com 94 ouros (1º lugar).
Na Paralimpíada de Tóquio, o Brasil havia alcançado a melhor campanha anterior, com 22 ouros e um total de 72 pódios, ficando na sétima posição no quadro de medalhas.
Leia também: “7 de setembro na História: começam os Jogos Paralímpicos Rio 2016”
Atletismo, judô e natação foram destaque na Paralimpíada de Paris
O atletismo foi a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil, somando 36 ao todo. A natação contribuiu com 26 medalhas. Nos últimos dias de competição, o judô trouxe quatro ouros, o que ajudou o Brasil a garantir o quinto lugar.
Os Jogos Paralímpicos de Paris foram encerrados neste domingo, às 15h30 (horário de Brasília), com uma grande celebração na capital francesa.
Leia também: “Provas da Paralimpíada de Paris são adiadas por causa da má qualidade da água do Rio Sena”